Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25694
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JulianaRodriguesSilveira_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Paula Gomes de-
dc.contributor.authorSilveira, Juliana Rodrigues-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Juliana Rodrigues. A importância da prática da contação de histórias no ensino infantil. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como problema central de pesquisa compreender de que maneira a contação de histórias pode contribuir na aprendizagem da criança. Dada essa problemática, o objetivo geral será analisar a importância da contação de histórias como recurso lúdico e didático. Entre os objetivos específicos estão: investigar como essa prática pode ser inserida no cotidiano escolar, mais precisamente na Educação Infantil; identificar quais seriam as principais técnicas utilizadas para a contação de histórias; e por fim, refletir a respeito de como a contação pode ser um instrumento facilitador para a alfabetização. Para a realização dessa pesquisa de caráter qualitativo, foram feitas análises documentais em fontes primárias e secundárias, além de uma observação participante. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de livros e artigos acadêmicos acerca da temática, em especial nas obras de Soares (2004) e Matos (2014). As observações foram realizadas no período de outubro de 2019, em cinco turmas do Ensino Infantil de uma escola pública situada no Plano Piloto da cidade de Brasília, Distrito Federal. As mesmas tiveram como sujeitos estudantes entre 4 e 5 anos e as professoras regentes. Após a análise das atividades acompanhadas, foi possível perceber como a contação auxilia os alunos na compreensão de temas relacionados ao cotidiano, na capacidade interpretativa e na comunicação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordContação de históriaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA importância da prática da contação de histórias no ensino infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-15T00:00:24Z-
dc.date.available2020-10-15T00:00:24Z-
dc.date.submitted2019-12-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25694-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work has as its central research problem to understand how storytelling can contribute to the child's learning. Given this problem, the general objective will be to analyze the importance of storytelling as a ludic and didactic resource. Among the specific objectives are: to investigate how this practice can be inserted in the school routine, more precisely in kindergarten; identify what would be the main techniques used for storytelling; and finally, to reflect on how storytelling can be a facilitating tool for literacy. In order to carry out this qualitative research, documentary analyzes were made in primary and secondary sources, as well as a participant observation. The theoretical referential was based in the study of books and academic articles on the theme, especially in the works of Soares (2004) and Matos (2014). The observations were made in October 2019, in five classes of kindergarten of a public school located in the Plano Piloto in the city of Brasilia, Federal District. They had as subjects students between 4 and 5 years old and the lead teachers. After analyzing the activities, it was possible to notice how the storytelling helps the students in the comprehension of themes related to daily life, interpretative capacity and communication.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.