Título: | A importância do esporte no processo educativo : práticas realizadas no Distrito Federal |
Autor(es): | Refati, Crislaine Mokwa |
Orientador(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
Assunto: | Esportes e educação Ensino fundamental Educação física escolar |
Data de apresentação: | 5-Dez-2019 |
Data de publicação: | 14-Out-2020 |
Referência: | REFATI, Crislaine Mokwa. A importância do esporte no processo educativo : práticas realizadas no Distrito Federal. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de identificar a importância da realização de
Esportes nas escolas públicas de Ensino Fundamental, anos iniciais, do Distrito
Federal. Buscou-se primeiramente fazer um levantamento da importância do Esporte
para o desenvolvimento da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental e como
são realizadas as aulas de Educação Física voltadas ao Esporte, pelos professores
dos 4º e 5º anos das Escolas Classe do Plano Piloto do Distrito Federal. Sendo
assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de reunir as
informações e dados para a construção da investigação sobre a importância do
Esporte para o desenvolvimento educacional, além da aplicação de questionário aos
professores desses anos, com objetivo de mapear como é realizado o ensino do
Esporte nessa fase da Educação Básica. Também buscou-se identificar a existência
de um professor específico, da área de Educação Física, para as atividades
relacionadas ao Esporte e/ou a ocorrência de qualificação dos professores regentes
que não possuem tal formação. O estudo mostrou que o Esporte traz muitas
consequências positivas para o desenvolvimento do aluno e que deve estar no
currículo escolar a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, a
pesquisa realizada com os professores das Escolas Classe mostrou que, apesar de
todos entrevistados entenderem o ensino do Esporte como importante, muitos não
possuem qualificação para tal atividade. Para tanto, é relevante a capacitação
desses professores para que se sintam mais preparados para as aulas de educação
física, bem como para o ensino de práticas pré-desportivas. |
Abstract: | This paper aims to identify the importance of performing sports in public elementary
schools, in the early years, in the Federal District of Brazil. At first, a survey about the
importance of sport for the development of children in the early years of elementary
school was made, after that how the physical education classes are conducted by
teachers of the 4th and 5th grades of the Pilot Plan from Federal District schools.
Thus, a bibliographic research was conducted with the objective of gathering
information and data to structure an investigation about the importance of Sport for
the educational development. In addition a questionnaire was applied to the teachers
of these grades, with the purpose of mapping how the teaching method of sports is
performed in this phase of Basic Education. It was also sought to identify the
existence of a specific teacher, from the Physical Education area, for the activities
related to Sport and / or the occurrence of training programs for teachers who do not
have such specialization. This investigation showed that the sport has many positive
consequences for student development and it should be inserted in the school
curriculum from the early grades of elementary school. In addition, the research
conducted with teachers of the schools showed that, although all of them understand
the importance of the Sport Education, many do not have qualification for such
activity. Therefore, it is relevant to train these teachers to become more prepared for
physical education classes, as well as for teaching pre-sports practices. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.