Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CrislaineMokwaRefati_tcc.pdf630,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do esporte no processo educativo : práticas realizadas no Distrito Federal
Autor(es): Refati, Crislaine Mokwa
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Esportes e educação
Ensino fundamental
Educação física escolar
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 14-Out-2020
Referência: REFATI, Crislaine Mokwa. A importância do esporte no processo educativo : práticas realizadas no Distrito Federal. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de identificar a importância da realização de Esportes nas escolas públicas de Ensino Fundamental, anos iniciais, do Distrito Federal. Buscou-se primeiramente fazer um levantamento da importância do Esporte para o desenvolvimento da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental e como são realizadas as aulas de Educação Física voltadas ao Esporte, pelos professores dos 4º e 5º anos das Escolas Classe do Plano Piloto do Distrito Federal. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de reunir as informações e dados para a construção da investigação sobre a importância do Esporte para o desenvolvimento educacional, além da aplicação de questionário aos professores desses anos, com objetivo de mapear como é realizado o ensino do Esporte nessa fase da Educação Básica. Também buscou-se identificar a existência de um professor específico, da área de Educação Física, para as atividades relacionadas ao Esporte e/ou a ocorrência de qualificação dos professores regentes que não possuem tal formação. O estudo mostrou que o Esporte traz muitas consequências positivas para o desenvolvimento do aluno e que deve estar no currículo escolar a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, a pesquisa realizada com os professores das Escolas Classe mostrou que, apesar de todos entrevistados entenderem o ensino do Esporte como importante, muitos não possuem qualificação para tal atividade. Para tanto, é relevante a capacitação desses professores para que se sintam mais preparados para as aulas de educação física, bem como para o ensino de práticas pré-desportivas.
Abstract: This paper aims to identify the importance of performing sports in public elementary schools, in the early years, in the Federal District of Brazil. At first, a survey about the importance of sport for the development of children in the early years of elementary school was made, after that how the physical education classes are conducted by teachers of the 4th and 5th grades of the Pilot Plan from Federal District schools. Thus, a bibliographic research was conducted with the objective of gathering information and data to structure an investigation about the importance of Sport for the educational development. In addition a questionnaire was applied to the teachers of these grades, with the purpose of mapping how the teaching method of sports is performed in this phase of Basic Education. It was also sought to identify the existence of a specific teacher, from the Physical Education area, for the activities related to Sport and / or the occurrence of training programs for teachers who do not have such specialization. This investigation showed that the sport has many positive consequences for student development and it should be inserted in the school curriculum from the early grades of elementary school. In addition, the research conducted with teachers of the schools showed that, although all of them understand the importance of the Sport Education, many do not have qualification for such activity. Therefore, it is relevant to train these teachers to become more prepared for physical education classes, as well as for teaching pre-sports practices.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.