Título: | Alfabetizar e letrar : experiências significativas em turma de alfabetização |
Autor(es): | Sousa, Larissa Lorrana Augusto |
Orientador(es): | Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro |
Assunto: | Alfabetização Letramento Ensino fundamental Práticas pedagógicas |
Data de apresentação: | 6-Dez-2019 |
Data de publicação: | 14-Out-2020 |
Referência: | SOUSA, Larissa Lorrana Augusto. Alfabetizar e letrar: experiências significativas em turma de
alfabetização. 2019. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A pesquisa a seguir objetiva identificar práticas de alfabetização e letramento
consideradas como bem-sucedidas em turma de alfabetização. Para tanto, práticas
bem-sucedidas serão consideradas práticas que representem experiências
significativas no ensino e aprendizagem de alfabetização e letramento para crianças
que se encontram no primeiro ano do Ensino Fundamental. Para isso será preciso
identificar concepções pedagógicas, considerar o desenvolvimento de diferentes
práticas em sala de aula e indicar por que são entendidas como práticas bemsucedidas. O primeiro capítulo do trabalho consiste em pesquisas bibliográficas
acerca de teorias e fundamentos que tratem alfabetização e letramento, a importância
da leitura e da escrita, o papel da escola, da família e a relação professor-aluno. O
segundo capítulo trata de uma busca por autores que signifiquem boas práticas de
alfabetização e letramento. Em seguida, expõe-se uma contextualização da pesquisa
seguida da análise de dados. Esta pesquisa é, portanto, qualitativa, os instrumentos
utilizados são: pesquisas bibliográficas, questionário e entrevista semiestruturada e a
realização de observações em sala de aula. Ao longo do processo, foi possível
conhecer diversas propostas que podem contribuir para a alfabetização de crianças
nos anos iniciais do ensino fundamental e observar, na prática, como a professora
colaboradora desta pesquisa desenvolve contribuições significativas de ensino e
aprendizagem da alfabetização e letramento com crianças em turmas de
alfabetização. Considera-se que este trabalho pode trazer contribuições significativas
para estudantes de pedagogia, pedagogos e futuras alfabetizadoras e alfabetizadores,
por apresentar práticas que podem ser desenvolvidas em sala de aula. |
Abstract: | This research aims to identify literacy practices considered to be successful in a literacy
class. In this text, successful practices are considered practices that represent
significant experiences in teaching and learning literacy for children in the first year of
elementary school. For this, it will be necessary to identify pedagogical conceptions,
consider the development of different classroom practices and indicate why they are
understood as successful practices. The first chapter of the work consists of
bibliographical research on theories and foundations that deal with literacy and literacy,
the importance of reading and writing, the role of school, family and the teacher-student
relationship. The second chapter deals with a search for authors that signify good
literacy practices. Then, we expose a contextualization of the research followed by
data analysis. This research is therefore qualitative, the instruments used are:
bibliographic research, questionnaire and semi-structured interview and the
observation of classroom. Throughout the process, it was possible to know several
proposals that can contribute to the literacy of children in the early years of elementary
school and observe, in practice, how the collaborating teacher of this research
develops significant contributions of teaching and learning of literacy and literacy with
children in classroom. It is considered that this work can make significant contributions
to pedagogy students, educators and future literacy teachers, by presenting practices
that can be developed in the classroom. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.