Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25691
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LarissaLorranaAugustoSousa_tcc.pdf3,09 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Paula Maria Cobucci Ribeiro-
dc.contributor.authorSousa, Larissa Lorrana Augusto-
dc.identifier.citationSOUSA, Larissa Lorrana Augusto. Alfabetizar e letrar: experiências significativas em turma de alfabetização. 2019. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa a seguir objetiva identificar práticas de alfabetização e letramento consideradas como bem-sucedidas em turma de alfabetização. Para tanto, práticas bem-sucedidas serão consideradas práticas que representem experiências significativas no ensino e aprendizagem de alfabetização e letramento para crianças que se encontram no primeiro ano do Ensino Fundamental. Para isso será preciso identificar concepções pedagógicas, considerar o desenvolvimento de diferentes práticas em sala de aula e indicar por que são entendidas como práticas bemsucedidas. O primeiro capítulo do trabalho consiste em pesquisas bibliográficas acerca de teorias e fundamentos que tratem alfabetização e letramento, a importância da leitura e da escrita, o papel da escola, da família e a relação professor-aluno. O segundo capítulo trata de uma busca por autores que signifiquem boas práticas de alfabetização e letramento. Em seguida, expõe-se uma contextualização da pesquisa seguida da análise de dados. Esta pesquisa é, portanto, qualitativa, os instrumentos utilizados são: pesquisas bibliográficas, questionário e entrevista semiestruturada e a realização de observações em sala de aula. Ao longo do processo, foi possível conhecer diversas propostas que podem contribuir para a alfabetização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental e observar, na prática, como a professora colaboradora desta pesquisa desenvolve contribuições significativas de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento com crianças em turmas de alfabetização. Considera-se que este trabalho pode trazer contribuições significativas para estudantes de pedagogia, pedagogos e futuras alfabetizadoras e alfabetizadores, por apresentar práticas que podem ser desenvolvidas em sala de aula.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleAlfabetizar e letrar : experiências significativas em turma de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-14T23:49:45Z-
dc.date.available2020-10-14T23:49:45Z-
dc.date.submitted2019-12-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25691-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to identify literacy practices considered to be successful in a literacy class. In this text, successful practices are considered practices that represent significant experiences in teaching and learning literacy for children in the first year of elementary school. For this, it will be necessary to identify pedagogical conceptions, consider the development of different classroom practices and indicate why they are understood as successful practices. The first chapter of the work consists of bibliographical research on theories and foundations that deal with literacy and literacy, the importance of reading and writing, the role of school, family and the teacher-student relationship. The second chapter deals with a search for authors that signify good literacy practices. Then, we expose a contextualization of the research followed by data analysis. This research is therefore qualitative, the instruments used are: bibliographic research, questionnaire and semi-structured interview and the observation of classroom. Throughout the process, it was possible to know several proposals that can contribute to the literacy of children in the early years of elementary school and observe, in practice, how the collaborating teacher of this research develops significant contributions of teaching and learning of literacy and literacy with children in classroom. It is considered that this work can make significant contributions to pedagogy students, educators and future literacy teachers, by presenting practices that can be developed in the classroom.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.