Resumo: | Ao longo dos anos, a Educação de Jovens e Adultos reúne diversos desafios, entre eles está a identidade do trabalho docente, tal qual aponta a literatura. Partindo deste princípio, a presente pesquisa do tipo bibliográfica, de caráter investigativo, adotou como objetivo principal compreender a relação do educando e prática docente da EJA, e como esta se reflete sobre o papel do professor a partir de sua relação com a identidade cultural na realização do exercício da docência nessa modalidade de ensino. Além da pesquisa bibliográfica, buscou-se respaldo em alguns aparatos legais que tratam da EJA com outros objetivos, como poe exemplo, identificar a dimensão compreensão da historicidade local para a construção da identidade do educando, justificando, pois, a relevância deste estudo como forma de minimizar o alto índice de evasão na modalidade EJA. Entre os autores consultados, destacam-se, no campo da identidade e como elemento fundante no trabalho docente na EJA, estudiosos como Arroyo (2017), Souza e Sena (2013), Fonseca (2006), Stuart Hall (2002), Freire (1997) os quais demonstram a necessidade de reinvenção da prática docente na EJA com a construção e socialização dos conhecimentos, tornando-os críticos os estudantes/sujeitos. Os resultados deste estudo, realizado na Região Administrativa de Ceilândia, apontam a importância do professor como elemento importante para (re)significar as representações culturais dos educandos da comunidade pesquisada de modo a destacar a importância e necessidade de pertencimento histórico-cultural dos estudantes de modo a mantê-los em sala. |