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Título: A identidade como elemento fundante no trabalho docente na educação de jovens e adultos
Outros títulos: The identify as a founding element in teaching work in youth and adult education
Autor(es): Morais, Kamila Alves de
Orientador(es): Souza, Rodrigo Matos de
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação popular
Professores
Data de apresentação: 21-Ago-2019
Data de publicação: 14-Out-2020
Referência: MORAIS, Kamila Alves de. A identidade como elemento fundante no trabalho docente na educação de jovens e adultos. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Ao longo dos anos, a Educação de Jovens e Adultos reúne diversos desafios, entre eles está a identidade do trabalho docente, tal qual aponta a literatura. Partindo deste princípio, a presente pesquisa do tipo bibliográfica, de caráter investigativo, adotou como objetivo principal compreender a relação do educando e prática docente da EJA, e como esta se reflete sobre o papel do professor a partir de sua relação com a identidade cultural na realização do exercício da docência nessa modalidade de ensino. Além da pesquisa bibliográfica, buscou-se respaldo em alguns aparatos legais que tratam da EJA com outros objetivos, como poe exemplo, identificar a dimensão compreensão da historicidade local para a construção da identidade do educando, justificando, pois, a relevância deste estudo como forma de minimizar o alto índice de evasão na modalidade EJA. Entre os autores consultados, destacam-se, no campo da identidade e como elemento fundante no trabalho docente na EJA, estudiosos como Arroyo (2017), Souza e Sena (2013), Fonseca (2006), Stuart Hall (2002), Freire (1997) os quais demonstram a necessidade de reinvenção da prática docente na EJA com a construção e socialização dos conhecimentos, tornando-os críticos os estudantes/sujeitos. Os resultados deste estudo, realizado na Região Administrativa de Ceilândia, apontam a importância do professor como elemento importante para (re)significar as representações culturais dos educandos da comunidade pesquisada de modo a destacar a importância e necessidade de pertencimento histórico-cultural dos estudantes de modo a mantê-los em sala.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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