Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Rodrigo Matos de | - |
dc.contributor.author | Morais, Kamila Alves de | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Kamila Alves de. A identidade como elemento fundante no trabalho docente na educação de jovens e adultos. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao longo dos anos, a Educação de Jovens e Adultos reúne diversos desafios, entre eles está a identidade do trabalho docente, tal qual aponta a literatura. Partindo deste princípio, a presente pesquisa do tipo bibliográfica, de caráter investigativo, adotou como objetivo principal compreender a relação do educando e prática docente da EJA, e como esta se reflete sobre o papel do professor a partir de sua relação com a identidade cultural na realização do exercício da docência nessa modalidade de ensino. Além da pesquisa bibliográfica, buscou-se respaldo em alguns aparatos legais que tratam da EJA com outros objetivos, como poe exemplo, identificar a dimensão compreensão da historicidade local para a construção da identidade do educando, justificando, pois, a relevância deste estudo como forma de minimizar o alto índice de evasão na modalidade EJA. Entre os autores consultados, destacam-se, no campo da identidade e como elemento fundante no trabalho docente na EJA, estudiosos como Arroyo (2017), Souza e Sena (2013), Fonseca (2006), Stuart Hall (2002), Freire (1997) os quais demonstram a necessidade de reinvenção da prática docente na EJA com a construção e socialização dos conhecimentos, tornando-os críticos os estudantes/sujeitos. Os resultados deste estudo, realizado na Região Administrativa de Ceilândia, apontam a importância do professor como elemento importante para (re)significar as representações culturais dos educandos da comunidade pesquisada de modo a destacar a importância e necessidade de pertencimento histórico-cultural dos estudantes de modo a mantê-los em sala. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.title | A identidade como elemento fundante no trabalho docente na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title.alternative | The identify as a founding element in teaching work in youth and adult education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-14T23:47:01Z | - |
dc.date.available | 2020-10-14T23:47:01Z | - |
dc.date.submitted | 2019-08-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25690 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|