Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25689
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoseAlvesDeLimaJunior_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico e a construção da cidadania na educação de jovens, adultos, idosos e trabalhadores - EJAIT
Autor(es): Lima Júnior, José Alves de
Orientador(es): Sá, Antônio Villar Marques de
Assunto: Ludicidade
Educação
Ensino
Data de apresentação: 28-Nov-2019
Data de publicação: 14-Out-2020
Referência: LIMA JÚNIOR, José Alves de. O lúdico e a construção da cidadania na educação de jovens, adultos, idosos e trabalhadores - EJAIT. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo tem como objetivo central fomentar um debate sobre a ludicidade e a construção da cidadania na educação de jovens e adultos. Optou-se por esse tema, porque destaca-se, no âmbito educacional, a construção de um ensino crítico que proporcione ao indivíduo um local de crescimento, assim visa mostrar a importância da ludicidade em sala de aula, e como o professor pode abordar esse método de ensino-aprendizagem. Para tanto, a metodologia escolhida foi a pesquisa-ação, por meio da aplicação de um jogo, bem como, a averiguação bibliográfica e documental favorecendo o debate, a explicitação e a pertinência dos sistemas de ideias analisadas. Este trabalho apresenta considerações sobre as dificuldades e preconceitos a que os analfabetos foram/são submetidos e destaca a educação de jovens e adultos como possibilidade de exercer plenamente sua cidadania. Conhecer e se aprofundar nos benefícios da ludicidade e na forma como ela pode ser utilizada, auxiliará o docente no papel de mediador do conhecimento e com o objetivo de estimular a participação ativa do estudante na construção do seu próprio conhecimento e saber.
Abstract: This study aims at fomentong a debate on playfulness and the construction of citizenship in youth and adult education. This topic was chosen because it stands out in the educational field, building a critical teaching that provides the individual with places of growth, as well as showing the importance of playfulness in the classroom, and how the teacher can approach this method. teaching-learning. Therefore, the chosen methodology was action Research, through the application of a game, as well as a bibliographic and documentary inquiry favoring the debate, the explanation and the pertinence of the Systems of Ideas analyzed. This paper presents considerations about the difficulties and prejudices that the illiterate were / are used and allowed to educate young people and adults as a possibility to exercise their citizenship. Knowing and deepening in the benefits of playfulness and the way it can be used, il will help teachers Not A Mediator of Knowledge and aim to encourage active student participation in building their own knowledge and to know.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.