Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Lima Júnior, José Alves de | - |
dc.identifier.citation | LIMA JÚNIOR, José Alves de. O lúdico e a construção da cidadania na educação de jovens, adultos, idosos e trabalhadores - EJAIT. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo central fomentar um debate sobre a ludicidade e a
construção da cidadania na educação de jovens e adultos. Optou-se por esse tema, porque
destaca-se, no âmbito educacional, a construção de um ensino crítico que proporcione ao
indivíduo um local de crescimento, assim visa mostrar a importância da ludicidade em sala
de aula, e como o professor pode abordar esse método de ensino-aprendizagem. Para tanto,
a metodologia escolhida foi a pesquisa-ação, por meio da aplicação de um jogo, bem
como, a averiguação bibliográfica e documental favorecendo o debate, a explicitação e a
pertinência dos sistemas de ideias analisadas. Este trabalho apresenta considerações sobre
as dificuldades e preconceitos a que os analfabetos foram/são submetidos e destaca a
educação de jovens e adultos como possibilidade de exercer plenamente sua cidadania.
Conhecer e se aprofundar nos benefícios da ludicidade e na forma como ela pode ser
utilizada, auxiliará o docente no papel de mediador do conhecimento e com o objetivo de
estimular a participação ativa do estudante na construção do seu próprio conhecimento e
saber. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino | pt_BR |
dc.title | O lúdico e a construção da cidadania na educação de jovens, adultos, idosos e trabalhadores - EJAIT | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-14T23:42:50Z | - |
dc.date.available | 2020-10-14T23:42:50Z | - |
dc.date.submitted | 2019-11-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25689 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims at fomentong a debate on playfulness and the construction of citizenship in
youth and adult education. This topic was chosen because it stands out in the educational
field, building a critical teaching that provides the individual with places of growth, as well
as showing the importance of playfulness in the classroom, and how the teacher can
approach this method. teaching-learning. Therefore, the chosen methodology was action
Research, through the application of a game, as well as a bibliographic and documentary
inquiry favoring the debate, the explanation and the pertinence of the Systems of Ideas
analyzed. This paper presents considerations about the difficulties and prejudices that the
illiterate were / are used and allowed to educate young people and adults as a possibility to
exercise their citizenship. Knowing and deepening in the benefits of playfulness and the
way it can be used, il will help teachers Not A Mediator of Knowledge and aim to
encourage active student participation in building their own knowledge and to know. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|