Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25686
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DaviAssuncaoSalvadorCastro_tcc.pdf743,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Governança e gestão dos tribunais de contas estaduais e do Distrito Federal
Autor(es): Castro, Davi Assunção Salvador Nery de
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Tribunais de contas
Governança corporativa
Gestão pública
Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)
Administração pública
Data de apresentação: 25-Jun-2019
Data de publicação: 14-Out-2020
Referência: CASTRO, Davi Assunção Salvador Nery de. Governança e gestão dos tribunais de contas estaduais e do Distrito Federal. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os tribunais de contas estaduais e do Distrito Federal realizam o controle externo da gestão pública, em especial, dos recursos públicos gerenciados no âmbito de cada governo estadual e distrital, conforme o caso. O objetivo geral deste trabalho é investigar as características de governança e de gestão pertinentes aos tribunais de contas estaduais e do Distrito Federal atuantes no Brasil. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra de 24 tribunais de contas foi obtida por acessibilidade aos regimentos internos, relatórios de gestão e demais documentos públicos. A partir desses documentos foi realizada uma análise de conteúdo baseada em quadro com 20 subcategorias distribuídas em 2 categorias (‘Governança’ e ‘Gestão’), as quais foram propostas a partir do referencial teórico. Adicionalmente, empregou-se, para tratamento dos dados, a estatística descritiva e inferencial não paramétrica, com a aplicação de testes binomiais e qui-quadrado. Após análise das 480 subcategorias, os principais resultados obtidos indicaram que o percentual de subcategorias presentes foi 77,29%. Houve diferenças entre os percentuais de presença das subcategorias agrupado por categoria. A categoria ‘Governança’ apresentou um percentual de presença de 84,17%, e a categoria ‘Gestão’ obteve percentual de presença de 70,42%. Quando segregadas por região de atuação, montante orçamentário do tribunal de contas ou montante orçamentário da unidade da federação, não foram identificadas diferenças significativas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.