Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25583
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThainaSouzaVictorChavarry_tcc.pdf527,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indicador de situação previdenciária dos regimes próprios e desempenho nos entes subnacionais brasileiros
Autor(es): Chavarry, Thainá Souza Victor
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Indicadores econômicos
Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)
Data de apresentação: 20-Nov-2018
Data de publicação: 3-Out-2020
Referência: CHAVARRY, Thainá Souza Victor. Indicador de situação previdenciária dos regimes próprios e desempenho nos entes subnacionais brasileiros. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este estudo analisa o papel e as dimensões do indicador de situação previdenciária aplicado aos regimes próprios de previdência social (ISP-RPPS) e seu desempenho nos entes subnacionais brasileiros. Apresentamos as normas que fundamentam a criação do ISP-RPPS e a métrica desenvolvida pela Secretaria de Previdência (Sprev) do Ministério da Fazenda para a construção dos pesos e medidas estabelecidas para o indicador em suas três dimensões – Conformidade, Equilíbrio e Transparência, classificando o desempenho das unidades federativas (melhorou, permaneceu ou piorou) por região e posição no ranking publicado pelo relatório da Sprev em junho de 2018. Adicionalmente, entrevistamos dois gestores de RPPS municipais (o melhor e o pior posicionado no ranking da Sprev) para compreender a estratégia adotada para alcançar a pontuação obtida. Os achados do estudo mostram que nenhuma Região do Brasil conseguiu mudar sua classificação no período, com destaque para a Região Sul (primeira posição) e para a Região Nordeste (última posição). Apenas cinco Estados conseguiram melhorar sua classificação (Acre, Pará, Maranhão, Piauí e Minas Gerais), mas três Estados (Tocantins, Sergipe e Rio Grande do Sul) e o Distrito Federal caíram em suas posições. Ao desdobrar a análise nas dimensões que compõem o ISP-RPPS, verificou-se que a dificuldade em alcançar a pontuação estabelecida está na regularidade do critério de vinculação na condição dos assegurados pelo RPPS e as aplicações financeiras com a resolução do Conselho Monetário Nacional (Conformidade), na relação de servidores ativos pelo total de aposentados e pensionistas (Equilíbrio) e no envio do relatório de informações previdenciárias e repasses (Transparência). Sobre a estratégia adotada para alcançar a pontuação obtida, tanto o gestor melhor posicionado como o gestor pior posicionado no ranking desconheciam a existência o indicador e foram surpreendidos com os resultados obtidos, mostrando que o ISP-RPPS ainda é pouco conhecido entre os RPPS municipais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.