Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25470
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LidianeSouzaDosSantos_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação individual dos ministros do Supremo Tribunal Federal e seus reflexos para o processo democrático brasileiro
Autor(es): Santos, Lidiane Souza dos
Orientador(es): Ribeiro Neto, João Costa
Assunto: Cortes constitucionais
Supremo Tribunal Federal (STF)
Teoria da separação dos poderes
Ministros do Poder Judiciário
Separação de poderes
Data de apresentação: 8-Nov-2019
Data de publicação: 25-Ago-2020
Referência: SANTOS, Lidiane Souza dos. A atuação individual dos ministros do Supremo Tribunal Federal e seus reflexos para o processo democrático brasileiro. 2019. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o papel do Supremo Tribunal Federal (STF) na conformação dos Poderes da República e em que medida a atuação individual dos ministros carece de legitimidade institucional e contribui para o deficit democrático. Utilizou-se o método indutivo, com o uso de pesquisa bibliográfica, documental, jurisprudencial e jornalística. A superação da teoria formalista de separação dos poderes conforma a ampla interação entre os Poderes e reconhece o caráter político deles, assim, há que se considerar o STF como ator relevante do processo decisório. A falta de legitimidade diz respeito ao exercício dos poderes de agenda, de sinalização e de decisão formal dos ministros de forma desordenada e descentralizada. Dessa forma, para a estabilidade e a boa reputação institucional há que se pensar em práticas deliberativas que estimulem o consenso e em mecanismos de controle que fortaleçam o Plenário e diminuam o poder individual dos ministros.
Abstract: This work intends to analyze the role of the Brazilian Supreme Court – Supremo Tribunal Federal (STF) – in the conformation of Powers and tries to measure how the justices’ individual actions are lacking of institutional legitimacy and contributes for the democratic deficit. In terms of methodology, this work resorts to bibliographical, documental, jurisprudential and journalistical research. The overcoming of classical interpretation of checks and balances system conforms the interaction between the Branches and recognize the political paper of each one. So, it is necessary to consider the STF as a relevant actor of the decision-making process. The lack of legitimacy concerns in the exercise of justices’ agenda powers, signaling and formal decision in a disorganized and decentralized way. Therefore, in order to achieve stability and a good institutional reputation, it is necessary to think about deliberative practices that encourage consensus and control mechanisms that reinforces the collegiate and reduces the individual power of the justices.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.