Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25376
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LucasNobregaDeSa_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diversificação de carteira de ações no Brasil : quantas ações compõem uma carteira livre de risco não sistemático de um investidor de longo prazo na bolsa de valores brasileira
Autor(es): Sá, Lucas Nóbrega de
Orientador(es): Rocha, Carlos Henrique Marques da
Assunto: Ações (Finanças)
Investimentos - riscos
Mercado de ações
Data de apresentação: 19-Fev-2020
Data de publicação: 18-Ago-2020
Referência: SÁ, Lucas Nóbrega de. Diversificação de carteira de ações no Brasil: quantas ações compõem uma carteira livre de risco não sistemático de um investidor de longo prazo na bolsa de valores brasileira. 2020. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Segundo Markowitz (1952) a seleção de uma carteira de investimentos é um processo fundamental para um investidor avesso a risco que deseja maximizar a relação risco-retorno de seus ativos. Essa pesquisa tem como objetivo identificar o grau ótimo de diversificação de uma carteira de ações de um investidor de longo prazo na Bolsa de Valores brasileira. No longo prazo, utilizando-se do método de Statman (1987) de cálculo do desvio padrão de carteiras aleatórias compostas por 1 até 182 ações foi observado que o grau ótimo de diversificação é de 30 ações para um investidor de longo prazo. Também foi possível observar que o custo de transação não tem um impacto relevante para uma carteira diversificada de longo prazo. A pesquisa concluiu que o risco não sistemático pode ser mitigado através da diversificação de ações.
Abstract: According to Markowitz (1952) the portfolio selection of assets it is a fundamental procedure to a risk averse investor that intend to maximize the risk-return relation of the portfolio. This research has the main objective of identify the optimal diversification of a stock portfolio for a long-term investor in the Brazilian stock market. In the long-term, according to Statman (1987) method was measured the standard deviation of random portfolios composed by 1 to 182 stocks. The results have shown that in the Brazilian stock market 30 stocks is the optimal portfolio diversification size and the variant of transaction costs it was marginal to the diversify a portfolio in the long-term. This essay concludes that the unsystematic risk of a stock portfolio can be mitigated by diversification.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.