Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25329
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JuliaSoria_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise sobre a possibilidade e viabilidade de adoção da arbitragem como método alternativo de resolução de controvérsias tributárias
Autor(es): Sória, Julia
Orientador(es): Borges, Antônio de Moura
Coorientador(es): Pasinatto, Ana Paula
Assunto: Direito tributário
Arbitragem (Processo civil)
Métodos alternativos de solução de conflitos
Data de apresentação: 6-Dez-2019
Data de publicação: 3-Ago-2020
Referência: SÓRIA, Julia. Análise sobre a possibilidade e viabilidade de adoção da arbitragem como método alternativo de resolução de controvérsias tributárias. 2019. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar a possibilidade e a viabilidade da adoção do procedimento arbitral para resolução de conflitos em matéria tributária, que envolvem a Fazenda Pública. Inicialmente, analisou-se a atual situação do Poder Judiciário brasileiro, a fim de constatar sua ineficiência e morosidade. Na sequência, foram expostas as regras gerais do processo arbitral e do processo tributário, a fim de se chegar à conclusão de que é possível que a Administração Pública submeta seus conflitos tributários à arbitragem. A adoção da arbitragem como método alternativo de resolução de conflitos tributários trará inúmeros benefícios, tanto para o contribuinte, como para o fisco.
Abstract: This work aims to analyse the possibility of adopting the arbitration procedure for dispute resolution in tax matter involving the Public Authorities. Initially, the current situation of the Brazilian Judiciary was analyzed, in order to verify its inefficiency and slowness. Subsequently, the general rules of arbitration and tax proceedings were set out in order to conclude that it is possible for the Public Administration to submit its tax disputes to arbitration. The adoption of arbitration as an alternative method of tax dispute resolution will bring numerous benefits to both taxpayers and tax authorities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.