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Título: Publicidade na era digital : a responsabilidade civil dos influenciadores digitais nas publicidades clandestinas feitas no Instagram
Autor(es): Araujo, Jade Barros Bezerra
Orientador(es): Barros, João Pedro Leite
Assunto: Publicidade digital
Influenciadores digitais
Redes sociais on-line
Responsabilidade (Direito)
Instagram (Rede social on-line)
Publicidade - legislação
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 31-Jul-2020
Referência: ARAÚJO, Jade Barros Bezerra. Publicidade na era digital: a responsabilidade civil dos influenciadores digitais nas publicidades clandestinas feitas no Instagram. 2019. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho analisa a responsabilidade dos influenciadores digitais perante as publicidades clandestinas feitas através do aplicativo Instagram. São traçadas considerações a respeito da publicidade e sua forma clandestina; tal qual a conceituação de publipost e a classificação de todos os participantes no estudo (Instagram e o influenciador digital). Além do mais, são tratados, também, a regulação da publicidade por meio de um sistema misto de regulamentação vigente no Brasil, os conceitos de publicidade enganosa e aqueles atinentes à responsabilidade civil. O trabalho propõe a responsabilização de todos aqueles que de alguma maneira contribuem para a elaboração e difusão da publicidade, bem como sugere uma maneira eficaz e lícita de sinalizar os publiposts.
Abstract: The present work analyzes the liability of digital influencers towards clandestine advertisements made through the Instagram app. Considerations regarding advertising and its clandestine form are drawn; such as publipost conceptualization and the classification of all participants in the study (Instagram and digital influencer). Moreover, the regulation of advertising through a mixed regulatory system in force in Brazil, the concepts of misleading advertising and those related to civil liability are also addressed. The paper proposes the accountability of all those who in some way contribute to the preparation and dissemination of advertising, as well as suggest an effective and lawful way to signal publiposts.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
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