Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25218
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarianaDaSilvaLima_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A narrativa como experiência interativa : uma análise da prática narrativa e ficcional no videogame
Autor(es): Lima, Mariana da Silva
Orientador(es): Bernardes, Ítalo Silva
Assunto: Narrativa
Videogame
Jogos eletrônicos
Computadores
Narrativa espacial
Narrativa digital
Suspensão da descrença
Arquitetura narrativa
Design de jogos
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 30-Jul-2020
Referência: LIMA, Mariana da Silva. A narrativa como experiência interativa: uma análise da prática narrativa e ficcional no videogame. 2018. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Inglês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho busca questionar os paradigmas da definição literária de narrativa, tendo em vista o contexto multiforme e multimodal dos veículos tecnológicos da contemporaneidade. A partir das propriedades características do meio digital e sua estética de agência, procura-se investigar como o mundo ficcional se apresenta e se desenvolve em jogos eletrônicos, tomando o videogame como veículo de potencial narrativo. Com isso, é feita uma breve análise sobre a narrativa espacial e a conjectura da mesma como uma nova forma de narrativa: uma entidade estrutural maleável.
Abstract: This essay seeks to confront the paradigms regarding the literary definition of narrative, in view of the multiform and multimodal context of contemporary technological media. In light of the characteristic properties of the digital environment and its aesthetics of agency, it will investigate how the fictional world is presented and developed in electronic games, considering videogames as medium of narrative potential. This essay leads a brief analysis on spatial-environmental storytelling and the conjecture of it as a new mode of narrative: a malleable structural entity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Letras, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Inglês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.