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Título: A construção do espaço escolar como proteção à topofobia e ao vandalismo : estudo de caso no Centro de Ensino Médio da Asa Norte-CEAN
Autor(es): Siqueira, Daniel Lima
Orientador(es): Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto: Topofilia
Espaço escolar
Identidade
Depredação
Pertencimento
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: SIQUEIRA, Daniel Lima. A construção do espaço escolar como proteção à topofobia e ao vandalismo: estudo de caso no Centro de Ensino Médio da Asa Norte-CEAN. 2019. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Como prevenir a depredação do espaço escolar? O desinteresse do aluno em ir à escola está ligado ao sentimento de pertencimento? A construção da autonomia e identidade do aluno esta ligada com a relação do corpo escolar com a produção do ambiente físico da escola? Este trabalho busca a ligação entre pertencimento, identidade e topofilia. As relações de dicotomia da sociedade na construção do espaço se reproduzem na escola. Os agentes de poder tanto na sociedade como na escola constroem, numa tentativa de ordenamento, o espaço a partir de seus interesses e em muitas vezes sem a participação da população e do aluno, no caso da escola. O espaço escolar, reproduz as dinâmicas da sociedade como depredação, vandalismo e topofobia. No Distrito Federal as escola, com suas características heterogêneas possuem diversos modos de construção do espaço escolar. Com conceitos da geografia humanística: paisagem e lugar, topofilia e topofobia, no estudo de caso no Centro de Ensino Médio da Asa Norte-CEAN, foi averiguado na análise temporal da escola em comparação do antes e depois do ano de 2013, a partir de fotos do acervo da escola junto à observações empíricas uma mudança na qualidade do espaço físico da escola e na diminuição considerável das manifestações de depredação e topofobia no espaço escolar. As entrevistas semiestruturadas com os alunos mostraram que o pertencimento ao CEAN é realidade. As relações de construção do espaço entre todos os agentes escolares, com o foco nos alunos, trouxeram uma dinâmica de proteção ao vandalismo e à topofobia, junto com o cuidado e pertencimento ao ambiente escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2019.
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