Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/25125
Título: | A construção do espaço escolar como proteção à topofobia e ao vandalismo : estudo de caso no Centro de Ensino Médio da Asa Norte-CEAN |
Autor(es): | Siqueira, Daniel Lima |
Orientador(es): | Araújo Sobrinho, Fernando Luiz |
Assunto: | Topofilia Espaço escolar Identidade Depredação Pertencimento |
Data de apresentação: | 11-Jul-2019 |
Data de publicação: | 29-Jul-2020 |
Referência: | SIQUEIRA, Daniel Lima. A construção do espaço escolar como proteção à topofobia e ao vandalismo: estudo de caso no Centro de Ensino Médio da Asa Norte-CEAN. 2019. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Como prevenir a depredação do espaço escolar? O desinteresse do aluno em ir à escola está ligado ao sentimento de pertencimento? A construção da autonomia e identidade do aluno esta ligada com a relação do corpo escolar com a produção do ambiente físico da escola? Este trabalho busca a ligação entre pertencimento, identidade e topofilia. As relações de dicotomia da sociedade na construção do espaço se reproduzem na escola. Os agentes de poder tanto na sociedade como na escola constroem, numa tentativa de ordenamento, o espaço a partir de seus interesses e em muitas vezes sem a participação da população e do aluno, no caso da escola. O espaço escolar, reproduz as dinâmicas da sociedade como depredação, vandalismo e topofobia. No Distrito Federal as escola, com suas características heterogêneas possuem diversos modos de construção do espaço escolar. Com conceitos da geografia humanística: paisagem e lugar, topofilia e topofobia, no estudo de caso no Centro de Ensino Médio da Asa Norte-CEAN, foi averiguado na análise temporal da escola em comparação do antes e depois do ano de 2013, a partir de fotos do acervo da escola junto à observações empíricas uma mudança na qualidade do espaço físico da escola e na diminuição considerável das manifestações de depredação e topofobia no espaço escolar. As entrevistas semiestruturadas com os alunos mostraram que o pertencimento ao CEAN é realidade. As relações de construção do espaço entre todos os agentes escolares, com o foco nos alunos, trouxeram uma dinâmica de proteção ao vandalismo e à topofobia, junto com o cuidado e pertencimento ao ambiente escolar. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Geografia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.