Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Araújo Sobrinho, Fernando Luiz | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Daniel Lima | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Daniel Lima. A construção do espaço escolar como proteção à topofobia e ao vandalismo: estudo de caso no Centro de Ensino Médio da Asa Norte-CEAN. 2019. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Como prevenir a depredação do espaço escolar? O desinteresse do aluno em ir à escola está ligado ao sentimento de pertencimento? A construção da autonomia e identidade do aluno esta ligada com a relação do corpo escolar com a produção do ambiente físico da escola? Este trabalho busca a ligação entre pertencimento, identidade e topofilia. As relações de dicotomia da sociedade na construção do espaço se reproduzem na escola. Os agentes de poder tanto na sociedade como na escola constroem, numa tentativa de ordenamento, o espaço a partir de seus interesses e em muitas vezes sem a participação da população e do aluno, no caso da escola. O espaço escolar, reproduz as dinâmicas da sociedade como depredação, vandalismo e topofobia. No Distrito Federal as escola, com suas características heterogêneas possuem diversos modos de construção do espaço escolar. Com conceitos da geografia humanística: paisagem e lugar, topofilia e topofobia, no estudo de caso no Centro de Ensino Médio da Asa Norte-CEAN, foi averiguado na análise temporal da escola em comparação do antes e depois do ano de 2013, a partir de fotos do acervo da escola junto à observações empíricas uma mudança na qualidade do espaço físico da escola e na diminuição considerável das manifestações de depredação e topofobia no espaço escolar. As entrevistas semiestruturadas com os alunos mostraram que o pertencimento ao CEAN é realidade. As relações de construção do espaço entre todos os agentes escolares, com o foco nos alunos, trouxeram uma dinâmica de proteção ao vandalismo e à topofobia, junto com o cuidado e pertencimento ao ambiente escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Topofilia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaço escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Depredação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pertencimento | pt_BR |
dc.title | A construção do espaço escolar como proteção à topofobia e ao vandalismo : estudo de caso no Centro de Ensino Médio da Asa Norte-CEAN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-29T21:41:01Z | - |
dc.date.available | 2020-07-29T21:41:01Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/25125 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Geografia
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