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2019_DanielLimaSiqueira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)6,93 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorAraújo Sobrinho, Fernando Luiz-
dc.contributor.authorSiqueira, Daniel Lima-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Daniel Lima. A construção do espaço escolar como proteção à topofobia e ao vandalismo: estudo de caso no Centro de Ensino Médio da Asa Norte-CEAN. 2019. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractComo prevenir a depredação do espaço escolar? O desinteresse do aluno em ir à escola está ligado ao sentimento de pertencimento? A construção da autonomia e identidade do aluno esta ligada com a relação do corpo escolar com a produção do ambiente físico da escola? Este trabalho busca a ligação entre pertencimento, identidade e topofilia. As relações de dicotomia da sociedade na construção do espaço se reproduzem na escola. Os agentes de poder tanto na sociedade como na escola constroem, numa tentativa de ordenamento, o espaço a partir de seus interesses e em muitas vezes sem a participação da população e do aluno, no caso da escola. O espaço escolar, reproduz as dinâmicas da sociedade como depredação, vandalismo e topofobia. No Distrito Federal as escola, com suas características heterogêneas possuem diversos modos de construção do espaço escolar. Com conceitos da geografia humanística: paisagem e lugar, topofilia e topofobia, no estudo de caso no Centro de Ensino Médio da Asa Norte-CEAN, foi averiguado na análise temporal da escola em comparação do antes e depois do ano de 2013, a partir de fotos do acervo da escola junto à observações empíricas uma mudança na qualidade do espaço físico da escola e na diminuição considerável das manifestações de depredação e topofobia no espaço escolar. As entrevistas semiestruturadas com os alunos mostraram que o pertencimento ao CEAN é realidade. As relações de construção do espaço entre todos os agentes escolares, com o foco nos alunos, trouxeram uma dinâmica de proteção ao vandalismo e à topofobia, junto com o cuidado e pertencimento ao ambiente escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTopofiliapt_BR
dc.subject.keywordEspaço escolarpt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.subject.keywordDepredaçãopt_BR
dc.subject.keywordPertencimentopt_BR
dc.titleA construção do espaço escolar como proteção à topofobia e ao vandalismo : estudo de caso no Centro de Ensino Médio da Asa Norte-CEANpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T21:41:01Z-
dc.date.available2020-07-29T21:41:01Z-
dc.date.submitted2019-07-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25125-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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