Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25097
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_IsoldaLimaGomesDasNeves_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de custos : uma análise do processo de implementação na Justiça Federal
Autor(es): Neves, Isolda Lima Gomes das
Orientador(es): Dantas, José Marilson Martins
Assunto: Setor público - sistema de custos
Responsabilidade fiscal
Tribunais Regionais Federais
Data de apresentação: 13-Jun-2018
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: NEVES, Isolda Lima Gomes das. Sistema de custos: uma análise do processo de implementação na Justiça Federal. 2018. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O Sistema de Custos é um instrumento importante na geração de informações para a tomada de decisão dos gestores públicos, uma vez que este proporciona informações gerenciais que possibilitam uma melhor aplicação do orçamento público. A apuração de custos deve ser feita de forma a evidenciar a eficiência e a eficácia na utilização dos recursos. A Lei de Responsabilidade Fiscal em seu § 3º, Art. 50 institui que a Administração pública deverá manter sistema de custos que permita o acompanhamento e avaliação da gestão dos recursos públicos. Com o objetivo de verificar se já se encontra implementado um sistema de custos na Justiça Federal, que atenda o estipulado na LRF, foi feito uma pesquisa qualitativa com levantamento de dados por meio de questionário. Os resultados evidenciaram que nenhum órgão da Justiça Federal possui um sistema próprio de custos. Alguns dos tribunais estão implementando o projeto da Secretaria do Tesouro Nacional, para inserirem dados de custos no SIAFI. Apenas o Tribunal Federal da 5° região está desenvolvendo o próprio sistema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.