Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25096
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnnaBeatrizPinheiroDeSouzaAbreu_tcc.pdf1,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Infância na era digital : responsabilidade civil no acesso de crianças brasileiras à publicidade veiculada no youtube
Autor(es): Abreu, Anna Beatriz Pinheiro de Souza
Orientador(es): Barros, João Pedro Leite
Assunto: Direitos das crianças
Responsabilidade (Direito)
Publicidade e crianças
YouTube (Site de vídeos)
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: ABREU, Anna Beatriz Pinheiro de Souza. Infância na era digital: responsabilidade civil no acesso de crianças brasileiras à publicidade veiculada no youtube. 2019. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho busca trazer reflexões sobre os modelos de vinculação publicitária, e o seu consequente consumo, pelas crianças que utilizam a plataforma ‘Youtube’, sob a perspectiva da responsabilidade civil dos agentes envolvidos no processo. O texto foi esquematizado em três capítulos para melhor compreensão. No primeiro são revisitadas as fontes introdutórias e históricas da publicidade, com ênfase nos instrumentos jurídicos de controle e regulamentação brasileiros. No segundo momento, parte-se para o tencionamento entre os critérios da publicidade infantil vinculada na plataforma Youtube e o seu consumo por crianças em sua hipervulnerabilidade. Busca-se, com isso, traçar o necessário debate jurídico para compreensão da necessidade urgente de se falar sobre tudo isso à luz da legislação vigente e do debate social. Portanto, o terceiro e último capítulo busca explorar os instrumentos jurídicos disponíveis no ordenamento pátrio para controle e reparação dos danos suportados unilateralmente pelos consumidores em idade infantil, ante as diversas irresponsabilidades provocadas pelo mercado midiático.
Abstract: This work intends to bring up reflections about advertizing binding models and its consequent consumption by children who utilize the 'YouTube' platform, under the perspective of the responsibility of the civil agents involved in the process. The text was organized in three chapters for better understanding. On the first chapter, the introductory and historical sources of publicity are revisited, with emphasis on the Brazilian legal instruments of control and regulation. The second one addresses the tensioning between the bound advertising criteria on the 'YouTube' platform and its consumption by children in their hipervulnerability. Thereby, this work intends to build the legal debate necessary for the comprehension of the urgent need of speaking about of all this in light of the current law and social debate. Therefore, the third and last chapter explores the legal instruments available in the Brazilian legal system for controlling and restoring the damage supported unilaterally by children as consumers, due to the various irresponsible occurrences caused by the media market.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.