Título: | A formação específica do tutor é uma necessidade? : a experiência do Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase em EJA |
Autor(es): | Landim, Thalita Andressa Barbosa Paes |
Orientador(es): | Gomes, Carmenísia Jacobina Aires |
Assunto: | Educação à distância Orientação educacional no ensino superior Professores - formação Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Data de apresentação: | 13-Jul-2011 |
Data de publicação: | 18-Jan-2012 |
Referência: | LANDIM, Thalita Andressa Barbosa Paes. A formação específica do tutor é uma necessidade?: a experiência do Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase em EJA. 2011. x, 130 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de estudo o tutor e a sua formação específica. Foi analisada e experiência do curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase em EJA. Utilizou- se da pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, para a sua realização, que tem por objetivo entender a necessidade da formação específica para os tutores que atuaram no curso. Tomou-se como problema de pesquisa a seguinte afirmativa: O Curso de Especialização em EJA definiu como critério de seleção dos tutores, experiência e atuação nessa modalidade. É possível assegurar que esses critérios são suficientes para a execução das tarefas dos tutores? O curso foi executado na modalidade à distância pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília- UnB. Para realizar o papel de tutor neste curso, utilizou-se como critério de seleção experiência em EJA e atuação nessa modalidade de ensino. Levantou- se alguns questionamentos sobre a importância dessa experiência específica na atuação desses profissionais no curso e se essa especialização causaria reflexos na aprendizagem dos alunos. Discutiu-se a importância das intervenções e dos feedbacks aos estudantes. Para executar esse trabalho realizou-se uma pesquisa documental do papel do tutor nos ambientes virtuais, um breve histórico da evolução dessa profissão e a necessidade da formação específica desses profissionais para atuarem nos cursos a distância. O trabalho consistiu na análise do fórum de tutores dos módulos três e quatro do curso. Utilizou- se o programa N Vivo para categorizar as falas desses profissionais. Neste trabalho foram utilizadas as falas dos tutores relacionadas as dúvidas sobre o conteúdo e a sua pertinência. Verificou-se que as dúvidas apresentadas apontavam que os profissionais conheciam o assunto abordado, mas necessitavam de um aprofundamento que seria realizado pelos professores autores. Percebeu-se que alguns tutores não realizavam intervenções em suas turmas mostrando que não estavam compromissados com a dinâmica da Educação a Distância. Concluiu- se que é fundamental a formação específica para os profissionais que atuam em EaD e o seu compromisso com essa modalidade de ensino. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work has as object of study the tutor and his/her specific formation. It was analyzed the experience of the Specialization in Diversity and Citizenship Education course, with emphasis on EJA. It was utilized the qualitative research, exploratory, for its achievement, which aims the understanding of the need of the specific formation for tutors who acted during the course. The course was accomplished in the distance modality by the Education College, University of Brasilia-UnB. To perform the function of tutor in this course, it was used as selection criteria the experience in EJA and activities in this teaching modality. It was done some questions about the importance of this specific experience in the acting of these professionals during the course, and if this specialization would influence and cause an effect on the learning of the students. It was discussed the importance of interventions and the students feedbacks. To achieve this work, it was done a documental research about the tutor function in virtual environments, a brief history of this profession evolution and the need for specific formation of these professionals for working in distance courses. The work consisted in analyzing the forum of tutors of the three and four modules of the course. It was utilized the software N Vivo to categorize the speeches of these professionals. In this study, it was used the speeches of the tutors related to the doubts about the subject and its relevance. It was verified that the doubts that were presented showed that the professionals knew the subject, but they needed a deepening about the matter that would be realized by the authors teachers. It was noticed that some tutors did not perform interventions in their classes, showing that they were not committed to the dynamics of the distance learning. It was concluded that specific formation is essential for any professional that acts on distance learning, and for his/her commitment to this modality of education. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2506 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|