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Título: Educação ambiental e étnico-racial nas licenciaturas do ensino superior : é preciso transgredir o currículo
Autor(es): Almeida, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto: Professores - formação
Currículo profissional - professor
Educação ambiental
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: ALMEIDA, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de. Educação ambiental e étnico-racial nas licenciaturas do ensino superior: é preciso transgredir o currículo. 2019. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo analisa a presença da Educação Ambiental e Educação Étnico-Racial no currículo dos cursos de licenciatura das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Vida, Exatas e Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), bem como suas implicações na formação de futuros profissionais da educação. Visamos essas áreas de conhecimentos como fundamentais para construção de uma sociedade menos injusta com as diferenças dos seres humanos e não humanos. Esse trabalho teve início no Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC) realizado no segundo semestre de 2018 ao primeiro de 2019, sobre as ofertas das disciplinas da Educação Ambiental, Étnico-Racial e de Gênero nos cursos de licenciaturas. A partir dessa pesquisa, delimitamos o campo e as áreas de conhecimento para o presente trabalho, considerando a Educação Ambiental e Educação Étnico-Racial e as informações levantadas no primeiro semestre de 2019 do PIBIC. Logo, o presente trabalho analisou os currículos do segundo semestre de 2019 para continuidade da pesquisa. Os resultados obtidos mostram haver poucas disciplinas da Educação Ambiental e Educação Étnico-Racial indicadas no currículo dos 26 cursos pesquisados e a maioria das disciplinas são de modalidade optativa, na qual estudantes tem a livre escolha de cursá-las ou não. Compreendemos as instituições educativas contribuírem no processo de formação cidadã, identitária e profissional de seus respectivos discentes. A integração dessas áreas pode favorecer posturas críticas e autocríticas frente às múltiplas relações: consigo mesmo, com outro e com/no mundo.
Abstract: This study analyses the presence of Environmental Education and Racial Ethnic Education in the curriculum of licentiate degree in the areas of Social, Mathematical, Life Sciences, technology and humanities fields of Brasilia University (UnB). We aim these knowledge areas as essentials to build a just society taking into account the differences between humans and non humans. This work has started on Scientific Initiation Program (PIBIC) executed in the second semester from 2018 to 2019, over the Environmental Education, Racial Ethnic Education and Gender subjects of Licentiate degree. From this research we have delimited the knowledge fields and areas of this present work, considering an Environmental Education and Racial Ethnic Education and the information raised in the first semester of 2019 of PIBIC. Therefore, this present work analysed the curriculum from the second semester of 2019 to continue the research. The obtained results show that there are fewer subjects of Environmental Education and Racial Ethnic Education indicates in the curriculum of 26 Brasilia University degrees researched, where most of them are subjects of optional modality, that means students have free choice of attend these subjects or not. We comprehend that educational institutions contribute of the formation citizen process, identity and professional of the respective undergraduates, integrating these fields can favor a critical and self- critical posture face of the relationship of oneself, with others and with the world.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
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