Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25038
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GutienadaSilvaGeronimo_tcc.pdf849,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização da música para o desenvolvimento da linguagem como parte do currículo escolar na creche
Autor(es): Geronimo, Gutiena da Silva
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Linguagem
Música na educação
Educação de crianças
Currículo escolar
Creches
Crianças - linguagem
Data de apresentação: 1-Dez-2018
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: GERONIMO, Gutiena da Silva. Utilização da música para o desenvolvimento da linguagem como parte do currículo escolar na creche. 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Xapuri-AC, 2018.
Resumo: Este trabalho discute a utilização da música para o desenvolvimento da linguagem como parte do currículo escolar na creche. Nesta pesquisa o leitor encontrará o objetivo geral que é analisar o trabalho com a música em uma creche no município de Xapuri-AC e os objetivos específicos: conhecer o tratamento de dados nos documentos curriculares ao trabalho com a musicalidade na Creche; caracterizar as práticas musicais em uma creche no município de Xapuri-AC; identificar de que forma a musicalidade tem sido utilizada para o desenvolvido da linguagem de crianças de 1 a 3 anos de idade em creche no município de Xapuri-AC. Para refletir sobre os desafios e contribuições da musicalidade no desenvolvimento da linguagem de crianças de 1 a 3 anos de idade, utilizando como método a pesquisa qualitativa e para o alcance de dados às técnicas de pesquisas de observação direta a analise de documentação dos registros institucionais (analise documental) e uma entrevista semiestruturada com a coordenadora e professores. Tendo como resultado a falta de utilização da música e de planejamento resultando assim em atividades sem objetivos, mas que mesmo sendo pouco utilizada ela ainda reflete no desenvolvimento da linguagem dessas crianças. Assim concluo que essa pesquisa pode contribuir para inclusão da utilização da música para o desenvolvimento da linguagem tendo em vista os resultados e assim podendo-se sugerir uma nova metodologia de ensino que seja pautada na aplicação do ensino da música na forma planejada e direcionada para o desenvolvimento da linguagem das crianças.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.