Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25038
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GutienadaSilvaGeronimo_tcc.pdf849,65 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorGeronimo, Gutiena da Silva-
dc.identifier.citationGERONIMO, Gutiena da Silva. Utilização da música para o desenvolvimento da linguagem como parte do currículo escolar na creche. 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Xapuri-AC, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute a utilização da música para o desenvolvimento da linguagem como parte do currículo escolar na creche. Nesta pesquisa o leitor encontrará o objetivo geral que é analisar o trabalho com a música em uma creche no município de Xapuri-AC e os objetivos específicos: conhecer o tratamento de dados nos documentos curriculares ao trabalho com a musicalidade na Creche; caracterizar as práticas musicais em uma creche no município de Xapuri-AC; identificar de que forma a musicalidade tem sido utilizada para o desenvolvido da linguagem de crianças de 1 a 3 anos de idade em creche no município de Xapuri-AC. Para refletir sobre os desafios e contribuições da musicalidade no desenvolvimento da linguagem de crianças de 1 a 3 anos de idade, utilizando como método a pesquisa qualitativa e para o alcance de dados às técnicas de pesquisas de observação direta a analise de documentação dos registros institucionais (analise documental) e uma entrevista semiestruturada com a coordenadora e professores. Tendo como resultado a falta de utilização da música e de planejamento resultando assim em atividades sem objetivos, mas que mesmo sendo pouco utilizada ela ainda reflete no desenvolvimento da linguagem dessas crianças. Assim concluo que essa pesquisa pode contribuir para inclusão da utilização da música para o desenvolvimento da linguagem tendo em vista os resultados e assim podendo-se sugerir uma nova metodologia de ensino que seja pautada na aplicação do ensino da música na forma planejada e direcionada para o desenvolvimento da linguagem das crianças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLinguagempt_BR
dc.subject.keywordMúsica na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordCrechespt_BR
dc.subject.keywordCrianças - linguagempt_BR
dc.titleUtilização da música para o desenvolvimento da linguagem como parte do currículo escolar na crechept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T12:15:01Z-
dc.date.available2020-07-29T12:15:01Z-
dc.date.submitted2018-12-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25038-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.