Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25024
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FagnerdeOliveiraGuedes_tcc.pdf596,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dificuldades e desafios nos processos de ensino e aprendizagens da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Guedes, Fagner de Oliveira
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Alfabetização
Ensino fundamental
Processo de ensino-aprendizagem
Dificuldades escolares
Aprendizagem - dificuldades
Escrita
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 29-Jul-2020
Referência: GUEDES, Fagner de Oliveira. Dificuldades e desafios nos processos de ensino e aprendizagens da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018.
Resumo: A alfabetização é um processo que possibilita a criança a descobrir um novo mundo, o mundo das palavras, da leitura e da escrita. Mas como acontece em muitos processos de aprendizagem, a alfabetização também apresenta desafios. Este trabalho tem como objetivo discutir sobre os principais problemas e dificuldades, na perspectiva dos professores, sobre o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, especialmente na produção escrita, de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que não consolidaram o processo de alfabetização em uma instituição pública no Município de Malhada fazer uma abordagem sobre dificuldades na alfabetização na visão do professor. Foi observado que muitos alunos chegam ao quinto ano sem ter consolidado o processo de aprendizagem da escrita e leitura, tendo isso em vista, esse estudo foi fundamental para poder compreender a realidade em que se encontra uma escola pública no município de Malhada. Foi utilizado como método de pesquisa a abordagem semiestruturada buscando compreender quais os principais motivos que ocasiona a dificuldade com a alfabetização, e quais poderiam ser as ações para amenizar tais dificuldades. A pesquisa foi realizada no segundo semestre do ano 2018. Entrevistamos uma coordenadora, uma professora e a diretora da instituição. Foi vivenciado que a família vem se abdicando do seu papel, passando a responsabilidade de educar seus filhos para a escola. O estudo deixa claro a importância da família no processo ensino-aprendizagem, destacando a necessidade de a instituição manter uma gestão participativa e democrática, onde professores, coordenadores, gestor e a família se juntam em prol de um mesmo objetivo, melhorar a educação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.