Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/25024
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FagnerdeOliveiraGuedes_tcc.pdf596,45 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorGuedes, Fagner de Oliveira-
dc.identifier.citationGUEDES, Fagner de Oliveira. Dificuldades e desafios nos processos de ensino e aprendizagens da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA alfabetização é um processo que possibilita a criança a descobrir um novo mundo, o mundo das palavras, da leitura e da escrita. Mas como acontece em muitos processos de aprendizagem, a alfabetização também apresenta desafios. Este trabalho tem como objetivo discutir sobre os principais problemas e dificuldades, na perspectiva dos professores, sobre o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, especialmente na produção escrita, de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que não consolidaram o processo de alfabetização em uma instituição pública no Município de Malhada fazer uma abordagem sobre dificuldades na alfabetização na visão do professor. Foi observado que muitos alunos chegam ao quinto ano sem ter consolidado o processo de aprendizagem da escrita e leitura, tendo isso em vista, esse estudo foi fundamental para poder compreender a realidade em que se encontra uma escola pública no município de Malhada. Foi utilizado como método de pesquisa a abordagem semiestruturada buscando compreender quais os principais motivos que ocasiona a dificuldade com a alfabetização, e quais poderiam ser as ações para amenizar tais dificuldades. A pesquisa foi realizada no segundo semestre do ano 2018. Entrevistamos uma coordenadora, uma professora e a diretora da instituição. Foi vivenciado que a família vem se abdicando do seu papel, passando a responsabilidade de educar seus filhos para a escola. O estudo deixa claro a importância da família no processo ensino-aprendizagem, destacando a necessidade de a instituição manter uma gestão participativa e democrática, onde professores, coordenadores, gestor e a família se juntam em prol de um mesmo objetivo, melhorar a educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordDificuldades escolarespt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - dificuldadespt_BR
dc.subject.keywordEscritapt_BR
dc.titleDificuldades e desafios nos processos de ensino e aprendizagens da escrita nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T11:57:02Z-
dc.date.available2020-07-29T11:57:02Z-
dc.date.submitted2018-12-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/25024-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.