Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24961
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SulenyAlcantaraGonçalves_tcc.pdf443,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da leitura nas séries iniciais : o caso da escola municipal de ensino fundamental Novo Horizonte do município de Acrelândia-AC
Autor(es): Gonçalves, Suleny Alcântara
Orientador(es): Araújo, Raimundo Luiz Silva
Assunto: Livros e leitura
Leitura
Interesses na leitura
Família e escola
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: 11-Dez-2018
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: GONÇALVES, Suleny Alcântara. A importância da leitura nas séries iniciais: o caso da escola municipal de ensino fundamental Novo Horizonte do município de Acrelândia-AC. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Acrelândia-AC, 2018.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar os fatores que promovem ou não a formação de sujeitos leitores, a partir de revisão de literatura para identificar os fatores que promovem a formação de leitores, investigando como cotidiano escolar pode influenciar para que o aluno venha a ter o desejo e o prazer de ler, bem como investigar o papel do professor e da família na formação do hábito da leitura. Por meio de questionário com questões semiestruturadas, buscou-se analisar junto aos professores e diretor da Escola Municipal Centralizada de Ensino Fundamental Novo Horizonte da cidade de Acrelândia-Acre, as possíveis causas da falta de hábito de leitura entre os alunos, muitos destacaram a família como sendo responsável pelo baixo índice de leitores, pois para os professores não há incentivo no ambiente familiar, e também pela falta de interesse do próprio aluno, com isso ficou claro que mesmo a leitura sendo importante na formação do cidadão, se não houver incentivo e interesse do próprio sujeito, é como se o sonho de transformar este mundo em outro bem melhor fosse sempre adiado.
Abstract: This work aims to analyze the factors that promote or not the formation of subjects readers from literature review to identify the factors that promote the formation of readers, investigating how school routine can influence so that the student will have the desire and pleasure to read, as well as to investigate the role of the teacher and the family in the formation of the reading habit. Through a questionnaire with semistructured questions, we sought to study with teachers and director of the School Centralized Elementary School Novo Horizonte city of Acre, Acre, possible causes of the lack of reading habit among students, many highlighted the family as being responsible for the low rate of readers, as for teachers there is no incentive in the family environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.