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dc.contributor.advisorAraújo, Raimundo Luiz Silva-
dc.contributor.authorGonçalves, Suleny Alcântara-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Suleny Alcântara. A importância da leitura nas séries iniciais: o caso da escola municipal de ensino fundamental Novo Horizonte do município de Acrelândia-AC. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Acrelândia-AC, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de analisar os fatores que promovem ou não a formação de sujeitos leitores, a partir de revisão de literatura para identificar os fatores que promovem a formação de leitores, investigando como cotidiano escolar pode influenciar para que o aluno venha a ter o desejo e o prazer de ler, bem como investigar o papel do professor e da família na formação do hábito da leitura. Por meio de questionário com questões semiestruturadas, buscou-se analisar junto aos professores e diretor da Escola Municipal Centralizada de Ensino Fundamental Novo Horizonte da cidade de Acrelândia-Acre, as possíveis causas da falta de hábito de leitura entre os alunos, muitos destacaram a família como sendo responsável pelo baixo índice de leitores, pois para os professores não há incentivo no ambiente familiar, e também pela falta de interesse do próprio aluno, com isso ficou claro que mesmo a leitura sendo importante na formação do cidadão, se não houver incentivo e interesse do próprio sujeito, é como se o sonho de transformar este mundo em outro bem melhor fosse sempre adiado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLivros e leiturapt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordInteresses na leiturapt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.subject.keywordEducação - participação dos paispt_BR
dc.titleA importância da leitura nas séries iniciais : o caso da escola municipal de ensino fundamental Novo Horizonte do município de Acrelândia-ACpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T14:48:10Z-
dc.date.available2020-07-28T14:48:10Z-
dc.date.submitted2018-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24961-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to analyze the factors that promote or not the formation of subjects readers from literature review to identify the factors that promote the formation of readers, investigating how school routine can influence so that the student will have the desire and pleasure to read, as well as to investigate the role of the teacher and the family in the formation of the reading habit. Through a questionnaire with semistructured questions, we sought to study with teachers and director of the School Centralized Elementary School Novo Horizonte city of Acre, Acre, possible causes of the lack of reading habit among students, many highlighted the family as being responsible for the low rate of readers, as for teachers there is no incentive in the family environment.pt_BR
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