Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24941
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FelipeAntonioAraujo_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)859,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Harmonia e tensões : o papel do judiciário na atualidade e resposta legislativa a decisões do Supremo Tribunal Federal
Autor(es): Araújo, Felipe Antônio
Orientador(es): Maia Filho, Mamede Said
Assunto: Direito constitucional
Supremo Tribunal Federal (STF)
Poder Judiciário
Ativismo judicial
Data de apresentação: 27-Nov-2019
Data de publicação: 28-Jul-2020
Referência: ARAÚJO, Felipe Antônio. Harmonia e tensões: o papel do judiciário na atualidade e resposta legislativa a decisões do Supremo Tribunal Federal. 2019. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo expor o papel que o poder Judiciário exerce no cenário político-institucional atual. Para tanto, serão feitas breves análises acerca da teoria da separação dos poderes, com o fito de demonstrar que sua razão de existência se baseia no controle do poder por repartição. Além do mais, em razão de sua modulação com o tempo, será visto que, hoje, o principal mecanismo de controle do poder são as Constituições. A partir dessa conjuntura, serão analisados os fenômenos que lhe deram causa e que lhe são decorrentes, notadamente o neoconstitucionalismo, a judicialização da política e o ativismo judicial. Diante desse contexto, será constatado que o Judiciário ganha notório espaço no jogo político, bem como que todas essas características estão em larga medida presente no panorama brasileiro, e será discutido em que medida essa atuação proeminente é legítima. Por fim, serão analisados casos de resposta legislativa a decisões do Supremo Tribunal Federal, a fim de atestar que o poder Legislativo tem legitimidade para manifestar-se contrariamente ao que já havia decidido o Supremo, e que esse tipo de embate institucional serve antes para aperfeiçoar os ditames constitucionais, do que para ocasionar um estado de coisas conflituoso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.