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dc.contributor.advisorDias, Paula Maria Cobucci Ribeiro-
dc.contributor.authorTrindade, Marcella Luiza de Oliveira-
dc.identifier.citationTRINDADE, Marcella Luiza de Oliveira. A Síndrome de Burn-out na carreira docente. 2019. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO estudo a seguir centra-se no desenvolvimento da Síndrome de Burn-out, patologia que ocasiona exaustão profissional física e psíquica em indivíduos expostos continuamente a inúmeros estressores do ambiente laboral e fundamenta-se em três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e falta de envolvimento pessoal no trabalho. A classe trabalhadora sob análise neste trabalho são os professores. Pretende-se, nesta pesquisa, realizar comparativo entre os fatores que ocasionam Burn-out em docentes, presentes em ambientes educacionais distintos como o ensino público e o privado, além de contrastar esses geradores e índices nas etapas da educação infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio e educação superior. A primeira parte do trabalho trata de uma revisão bibliográfica. Em seguida, expõe-se uma análise dos dados coletados acerca do cotidiano e perspectivas profissionais dos educadores. O instrumento utilizado neste estudo é um formulário quanti-qualitativo, aplicado com 10 professores de cada etapa da educação básica e do nível da educação superior, totalizando 50 docentes, atuantes em escolas públicas e privadas. Almeja-se que os resultados alcançados contribuam para a incitação de debates acerca do cenário da educação brasileira, pautada pela desvalorização dos docentes e sucateamento dos recursos educacionais, que a cada dia contribuem para o aumento do número de professores acometidos pela Síndrome do Burn-out.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBurnout (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordEsgotamento profissionalpt_BR
dc.titleA Síndrome de Burn-out na carreira docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T11:00:34Z-
dc.date.available2020-07-28T11:00:34Z-
dc.date.submitted2019-07-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24904-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The following study aims at the development of Burn-out Syndrome, a disease that causes physical and psychological exhaustion in individuals who are continually exposed to many stress factors in the workplace and is based on three dimensions: emotional exhaustion, depersonalization and lack of personal engagement in the job. The working class under analysis in this study are the teachers. Intends to do in this research to perform a compare the factors that cause Burn-out in teachers present in different educational environments such as public and private education, as well as to compare these generators and indexes in the stages of early childhood education, elementary education, stages I and II, high school and college. The first step of this paper deals with a bibliographical review. Therefore, is exposed an analysis of the collected data about the daily life and professional perspectives of the educators. The instrument used is a quali-quatitative form applied to 10 teachers from each stage of basic and higher education, representing 50 teachers, working in public and private schools. It is hoped that the results achieved will contribute to the stimulation of debates about the Brazilian education scenario, based on the devaluation of teachers and the scrapping of educational resources, which contribute each day to increasing the number of teachers affected by Burn-out Syndrome.pt_BR
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