Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mourão, Ireuda da Costa | - |
dc.contributor.author | Alves, Thaís Sousa | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Thaís Sousa. Caracterização das bibliotecas de Escolas Classes de Brasília: possibilidades de ensino e aprendizado da língua portuguesa. 2020. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | As bibliotecas apresentam um importante papel na nossa sociedade, tanto no que diz respeito a conservação de acervos quanto na possibilidade de apropriação de conhecimentos através dos livros lá existentes. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral conhecer como são utilizados os espaços das bibliotecas em escolas classes de Brasília, a fim de caracterizá-los e apresentar possibilidades que contribuam para a aprendizagem na área da Língua Portuguesa. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e caracterizou-se por ser uma investigação de campo, pois foi realizada em quatro escolas de Ensino Fundamental I de Brasília. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras que trabalhavam nas bibliotecas, três professoras que atuavam em sala de aula, e quarenta e cinco estudantes com idade entre 10 e 11 anos. Os dados foram gerados durante o ano de 2019. Foi feita análise de documentos, além de serem utilizadas como técnicas de pesquisa a entrevista, o questionário e a observação. Os resultados mostraram que não há um padrão na estrutura física e na utilização das bibliotecas das escolas de Ensino Fundamental I. Também se concluiu que as professoras que atuavam nas salas de aula não utilizam este espaço de maneira intencional para o ensino da língua portuguesa, mas algumas atividades lá realizadas contribuem de maneira indireta para este processo. Dentre as possibilidades de atividades que contribuem para o ensino e aprendizado da língua portuguesa destaca-se: a contação de histórias, o estimulo à leitura de variados gêneros textuais, sarau literário, entre outros. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibibliotecas escolares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contação de histórias | pt_BR |
dc.title | Caracterização das bibliotecas de escolas classes de Brasília : possibilidades de ensino e aprendizado da língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-27T20:00:28Z | - |
dc.date.available | 2020-07-27T20:00:28Z | - |
dc.date.submitted | 2020-02-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24888 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Libraries play an important role in our society, both concerning archive maintenance and knowledge acquisition through the books they are comprised of. In this regard, this piece of work's general aim is identifying how the library areas in primary schools in Brasilia are utilized, to identify them and propose possibilities that contribute to learning in the Portuguese language. The field research has a qualitative approach, it was applied in four primary education schools in Brasilia. The subjects of the survey were three teachers who worked in the libraries, three teachers who worked in the classrooms and forty-five students aging between ten and eleven years old. The data was generated in 2019. Besides document analysis, research techniques such as interviews, questionnaires, and observation were employed. The results reveal that there isn't a standard in facilities and library utilization in the establishments. It was also noted that teachers don't use the referred spaces with the intent of helping the Portuguese language teaching-learning process. However, some activities performed there indirectly contribute to it. Among the helpful possibilities identified during the research, storytelling, the fostering of reading varied text genres, and literary events were highlighted. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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