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Título: Ludicidade na educação infantil
Autor(es): Neves, Joelma Alves das
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Ludicidade
Brincadeiras
Educação de crianças
Atividades lúdicas
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 27-Nov-2018
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: NEVES, Joelma Alves das. Ludicidade na educação infantil. 2018. xi, 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cavalcante-GO, 2018.
Resumo: Este estudo objetivou investigar o Lúdico na Educação Infantil, por meio de uma pesquisa de campo que foi realizada em uma Escola Pública num município do Estado de Goiás. Também buscou-se abordar a ludicidade como recurso fundamental no processo de desenvolvimento, reforçando-se a interação lúdica e criativa na sala de aula. Evidenciou-se os conceitos e a importância do brincar na percepção de professoras, mães (que representaram os pais) e diretora da unidade promotora do ensino para crianças. Muitas reflexões foram possíveis de acontecer a partir desta pesquisa, inclusive teve-se condições de perceber que o lúdico é um instrumento que compreende as práticas pedagógicas na unidade estudada, bem como da realidade das crianças em seus lares a partir de processos de interação familiar. Há predomínio de atividades que valorizam brincadeiras tradicionais repassadas pelos pais aos filhos e fortalecidas pela escola. Porém, apesar da ludicidade ocupar um lugar de relevância na formação dos alunos na escola, ainda identificou-se que a qualidade desse aprendizado pode ser ainda mais desenvolvida por intermédio de maiores investimentos públicos no âmbito educativo municipal.
Abstract: This study aimed to investigate the ludic in Early Childhood Education, through a field research that was carried out in a Public School in a municipality of the State of Goiás. We also sought to approach playfulness as a fundamental resource in the development process by reinforcing the playful and creative interaction in the classroom. The concepts and importance of playing in the perception of teachers, mothers (who represented the parents) and director of the educational unit for children were evidenced. Many reflections were possible from this research, and it was possible to perceive that the playful is an instrument that includes the pedagogical practices in the unit studied, as well as the reality of the children in their homes from processes of family interaction. There is a predominance of activities that value traditional games handed down by the parents to the children and strengthened by the school. However, although playfulness occupies a place of relevance in the formation of the students in the school, it was still identified that the quality of this learning can be further developed by means of greater public investments in the municipal educational scope.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
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