Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/24866
Título: | A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem, na educação infantil, em uma escola do município de Carinhanha-BA |
Autor(es): | Lopes, Josinei Silva |
Orientador(es): | Silva, Francisco Thiago |
Assunto: | Ludicidade Educação de crianças Atividades lúdicas Processo de ensino-aprendizagem |
Data de apresentação: | 1-Dez-2018 |
Data de publicação: | 27-Jul-2020 |
Referência: | LOPES, Josinei Silva. A ludicidade como facilitadora no processo de ensino aprendizagem, na educação infantil, em uma escola do município de Carinhanha-BA. 2018. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018. |
Resumo: | Este estudo buscou perceber a importância da ludicidade como facilitadora da aprendizagem na educação infantil de uma escola do município de Carinhanha-Ba. Tendo como objetivo analisar a Ludicidade como facilitadora na educação infantil apresentando as principais práticas que podem ser desenvolvidas em um caminho estimulador e enriquecedor, sendo eficaz no processo de ensino aprendizagem, além da atuação pedagógica das professoras pesquisadas e ainda como elas veem o lúdico no processo de ensino aprendizagem e como é trabalhado suas práticas pedagógicas. A partir da revisão de literatura foi possível constatar que o trabalho com atividades lúdicas é fundamental para o desenvolvimento infantil. O local escolhido para realização do estudo foi a “Escola Municipal Francisco Reis”. A pesquisa de campo foi realizada através de coleta de dados, observação, entrevistas semi-estruturadas com aplicação de questionários para professores da educação infantil de 04 e de 05 anos. Para análise, discussão e interpretação dos dados recolhidos em campo, optei pela abordagem qualitativa da pesquisa, de natureza descritiva. Por meio da pesquisa de campo constatou-se a execução de práticas lúdicas no dia a dia das docentes, bem como a importância que tais professoras atribuem ao desenvolvimento dessas atividades. A partir da execução deste estudo foi possível concluir que é de suma importância a utilização do lúdico em sala de aula, por ser considerado um método privilegiado para o desenvolvimento integral da criança e um facilitador no processo de aprendizagem. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.