Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24865
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FloripesMariaSilvaOliveiraSilva_tcc.pdf612,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atividades lúdicas para crianças da educação infantil : brincando eu e elas, também aprendem
Autor(es): Oliveira, Floripes Maria Silva
Orientador(es): Silva, Francisco Thiago
Assunto: Educação de crianças
Ludicidade
Processo de ensino-aprendizagem
Práticas pedagógicas
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: OLIVEIRA, Floripes Maria Silva. Atividades lúdicas para crianças da educação infantil: brincando eu e elas, também aprendem. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade discutir a importância do uso do lúdico na Educação Infantil. Entende se que o lúdico seja um dos recursos que possibilitam a utilização ao mesmo tempo de diferentes tipos de linguagem e, por esse e outros aspectos, facilita a apropriação de significados e conceitos por parte da criança. Neste contexto a ludicidade, como recurso pedagógico requer que o educador se dedique frente às diversas brincadeiras infantis, e às suas relações com o subsídio teórico, explore recursos e materiais, organize objetivos e elabore espaços e ambientes que favoreçam as ações educativas e recreativas. É nessa visão que o referido trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo pensar no lúdico como recurso pedagógico usado de forma satisfatória para criança, de modo a incentivar a prática de jogos e brincadeiras na escola como um meio de promover a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Os conceitos discutidos são fundamentados por autores de efetiva atuação e experiente na área e que relacionam o lúdico à realidade educacional atual. Portanto, pretende se estabelecer relações entre os referenciais teóricos e o lúdico na ação pedagógica do professor em sala de aula. Dessa forma, é possível empregar a ludicidade no processo de construção de conhecimento, fazendo com que o lúdico, seja um grande aliado na prática pedagógica do professor da educação infantil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.