Título: | O olhar docente sobre as inteligências múltiplas : um estudo em uma escola pública de anos iniciais de Brasília |
Autor(es): | Santos, Dora Moreno |
Orientador(es): | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto |
Assunto: | Distrito Federal (DF) - educação Escolas públicas Professores - prática profissional |
Data de apresentação: | 13-Dez-2019 |
Data de publicação: | 27-Jul-2020 |
Referência: | SANTOS, Dora Moreno. O olhar docente sobre as inteligências múltiplas: um estudo em uma escola pública de anos iniciais de Brasília. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho trata do olhar docente sobre as Inteligências Múltiplas em uma escola pública de anos iniciais de Brasília. Traz como objetivo geral: desvelar e analisar como as docentes trabalham as Inteligências Múltiplas em uma escola pública de anos iniciais de Brasília, e como objetivos específicos: mapear os Trabalhos de Conclusão de Curso da UnB que abordam as Inteligências Múltiplas; delinear os fundamentos teóricos referentes ao conceito das Múltiplas Inteligências pautados em Gardner (1995); desenvolver observações de aulas de docentes atuantes em uma escola pública de anos iniciais de Brasília. O referencial teórico conta com o conceito base de Gardner (2001), sobre as Inteligências Múltiplas e demais autores que exploram a temática com o olhar na práxis, como Alves (2003) e Antunes (2012). Como definição de metodologia, por meio da pesquisa qualitativa, desenvolveu-se um estudo de caso e observação participante durante o ano de 2019 em uma instituição adepta aos ciclos para as aprendizagens. Os resultados e conclusões apontam que os docentes desconhecem as Múltiplas Inteligências, no entanto desenvolvem as competências linguística e lógicomatemática, duas das oito competências que integram as Inteligências Múltiplas. |
Abstract: | The present work deals with the teaching perspective on Multiple Intelligences in a public school in the early years of Brasilia. It brings as an objective overall: unveil and analysis how teachers working with multiple intelligences in a public school of early years in Brasília and as specific goals: to map the course completion works from University of Brasília that address the concept of multiple intelligences based on Gardner (1995); develop observations of classes of teachers working in a public school in the early years of Brasilia. The theoretical framework relies on the basic concept of Gardner (2001), on Multiple Intelligences and other authors who explore the theme with a view to praxis, such as Alves (2003) and Antunes (2012). As a definition of methodology, through qualitative research, a case study and participant observation was developed during 2019 in an institution that is adept at learning cycles. The results and conclusions point out that teachers do not know Multiple Intelligences, however they have developed linguistic and logical-mathematical competences, two of the eight competences that integrate Multiple Intelligences. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.