Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24859
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DoraMorenoSantos_tcc (1).pdf944,01 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorSantos, Dora Moreno-
dc.identifier.citationSANTOS, Dora Moreno. O olhar docente sobre as inteligências múltiplas: um estudo em uma escola pública de anos iniciais de Brasília. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata do olhar docente sobre as Inteligências Múltiplas em uma escola pública de anos iniciais de Brasília. Traz como objetivo geral: desvelar e analisar como as docentes trabalham as Inteligências Múltiplas em uma escola pública de anos iniciais de Brasília, e como objetivos específicos: mapear os Trabalhos de Conclusão de Curso da UnB que abordam as Inteligências Múltiplas; delinear os fundamentos teóricos referentes ao conceito das Múltiplas Inteligências pautados em Gardner (1995); desenvolver observações de aulas de docentes atuantes em uma escola pública de anos iniciais de Brasília. O referencial teórico conta com o conceito base de Gardner (2001), sobre as Inteligências Múltiplas e demais autores que exploram a temática com o olhar na práxis, como Alves (2003) e Antunes (2012). Como definição de metodologia, por meio da pesquisa qualitativa, desenvolveu-se um estudo de caso e observação participante durante o ano de 2019 em uma instituição adepta aos ciclos para as aprendizagens. Os resultados e conclusões apontam que os docentes desconhecem as Múltiplas Inteligências, no entanto desenvolvem as competências linguística e lógicomatemática, duas das oito competências que integram as Inteligências Múltiplas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.titleO olhar docente sobre as inteligências múltiplas : um estudo em uma escola pública de anos iniciais de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T16:01:40Z-
dc.date.available2020-07-27T16:01:40Z-
dc.date.submitted2019-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24859-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work deals with the teaching perspective on Multiple Intelligences in a public school in the early years of Brasilia. It brings as an objective overall: unveil and analysis how teachers working with multiple intelligences in a public school of early years in Brasília and as specific goals: to map the course completion works from University of Brasília that address the concept of multiple intelligences based on Gardner (1995); develop observations of classes of teachers working in a public school in the early years of Brasilia. The theoretical framework relies on the basic concept of Gardner (2001), on Multiple Intelligences and other authors who explore the theme with a view to praxis, such as Alves (2003) and Antunes (2012). As a definition of methodology, through qualitative research, a case study and participant observation was developed during 2019 in an institution that is adept at learning cycles. The results and conclusions point out that teachers do not know Multiple Intelligences, however they have developed linguistic and logical-mathematical competences, two of the eight competences that integrate Multiple Intelligences.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.