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Título: Avaliação de dispositivos de drenagem superficial em rodovias rurais quanto à segurança de circulação
Autor(es): Porto, Júlia Alves
Orientador(es): Andrade, Michelle
Assunto: Rodovias
Segurança viária
Drenagem de rodovias
Acidentes de trânsito
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: PORTO, Júlia Alves. Avaliação de dispositivos de drenagem superficial em rodovias rurais quanto à segurança de circulação. 2018. xiv, 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A ocorrência de acidentes de trânsito é um problema de grande gravidade em função da complexidade do fenômeno e das consequências que atingem a sociedade em diversos aspectos. A redução de acidentes de trânsito é elemento de constante reflexão em alguns países, tanto que, mesmo apresentando baixos índices de fatalidades em trânsito quando comparados à indicadores mundiais, promovem políticas para incrementar a segurança viária continuamente. A exemplo dessas políticas, cita-se o conceito da “rodovia que perdoa”, que busca elementos de projetos para tornar tanto o traçado quanto o seu entorno, seguros. No Brasil, métodos similares a este são normatizados pela NBR 15.486, cuja primeira versão data de 2007 e a segunda revisão, de 2016. Dentre os elementos que essa norma destaca, estão aqueles de drenagem superficial. Eles são dispositivos adjacentes à rodovia em quase toda a sua extensão e podem ser potenciais agravantes de acidentes. Este trabalho busca averiguar se os projetos de drenagem superficial em rodovias contratadas pelo DNIT seguem a norma brasileira. Foi possível observar que os projetos brasileiros seguem, via de regra, o Álbum de Projetos-Tipo do DNIT, que não está de acordo com as recomendações do Manual de Drenagem do DNIT e tampouco com a NBR 15.486. Da análise realizada foi proposto um redesenho do elemento padrão de drenagem superficial, mais especificamente as sarjetas, que formam um canal paralelo à via. Avaliou-se também o custo adicional de implementação das novas configurações de sarjetas, atendendo ao disposto nas normas de segurança, o que resultou em um custo 40% superior. A presença de referências nacionais em desacordo causa dificuldade ao projetista novato no ramo de trabalho, e o mau dimensionamento dos elementos de drenagem são agravantes de acidentes viários. Recomenda-se estudos sobre novos materiais e elementos de drenagem superficial seguros, e estudo da viabilidade de implantação das sarjetas propostas em face ao custo dos acidentes.
Abstract: The occurrence of traffic accidents is a serious problem due to the complexity of the phenomenon and the consequences that affect society in several aspects. The reduction of traffic accidents is an element of constant reflection in some countries, so that in these countries, even with low rates of fatalities in transit when compared to global indicators, they promote policies to increase road safety continuously. As in the case of these policies, the concept of "forgiving highway" is quoted, which seeks out elements of projects to make both the route and its surroundings safe. In Brazil, similar methods are standardized by NBR 15.486, whose first version dates from 2007 and the second revision, from 2016. Among the elements that this standard highlight, are those of surface drainage. They are devices adjacent to the highway almost all their length and can be potential aggravators of accidents. This work intends to verify if Brazilian surface drainage projects for roadways are in accordance with the national norm. It was possible to observe that the Brazilian projects follow, as a rule, the DNIT Project Album-Type, which is not in accordance with the recommendations of the DNIT Drainage Manual nor with NBR 15.486. From the analysis carried out, a redesign of the standard surface drainage element was proposed, more specifically the gutters, which form a channel parallel to the path. The additional cost of implementing the new gutter configurations was also evaluated, considering the safety standards, which resulted in a 40% higher cost. The existence of national references in disagreement causes difficulty to the new engineer in their work field, and a poor design of the drainage elements aggravate road accidents. It is recommended further studies over new materials and elements of safe surface drainage, and viability studies of the implantation of the proposed gutters in face of the accidentality cost.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
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