Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GiseleFreitasMota_tcc.pdf3,65 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBuzar, Edeilce Aparecida Santos-
dc.contributor.authorMota, Gisele Freitas-
dc.identifier.citationMOTA, Gisele Freitas. Práticas de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para o aluno surdo: desafios. 2018. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou investigar as práticas de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para o aluno surdo. A LP-L2, para o surdo, ainda é um grande desafio, pois se trata de uma disciplina recente construída em um ambiente multicultural, que é permeado por relações de poder de caráter linguístico, cultural e identitário. Neste ambiente, realizou-se a análise dos dados construídos, objetivando compreender como as práticas pedagógicas de ensino podem favorecer o aprendizado da Língua Portuguesa escrita para estudantes surdos do Ensino Médio. Para alicerçar a base teórica desta pesquisa, recorreu-se ao viés metodológico da pesquisa-ação (CHIZZOTTI, 2010), em uma abordagem qualitativa (FLICK, 2009), como também a outros valorosos teóricos. A discussão dos dados construídos apontou que a sequência de ações pedagógicas realizadas contribuiu para a geração de um clima propício para a aprendizagem da escrita, pois os aprendizes se tornaram engajados e agentes do próprio aprendizado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - aquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesapt_BR
dc.subject.keywordAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titlePráticas de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para o aluno surdo : desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T11:21:09Z-
dc.date.available2020-07-27T11:21:09Z-
dc.date.submitted2018-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24812-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research intended to investigate the teaching techniques of Portuguese as a second language (PL-2L), in written form, for deaf students. PL-2L is still a big challenge for deaf people, since it is a recently built course in a multicultural environment, in which there are power relations of liguistic, cultural and identity nature. In this environment, the analysis the collected data was made in order to understand how the pedagogical teaching techniques can favour the learning of written Portuguese Language for deaf students in High School. In order to build a theoretical basis for this research, it was chosen an action-research methodology (CHIZZOTTI, 2010), in a qualitative approach (FLICK, 2009), as well as other valuacle scholars. The debate over the gathered data has indicated that the sequence of pegagogical actions made had a part in the creation of an environment suited for the learning of writing, since the learners engaged themselves and becames actors in their own learning process.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.