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Título: Culturas escolares prescritas para os centros de ensino elementar do Distrito Federal : uma leitura das normas oficiais dos anos 1960 a 1963
Autor(es): Magalhães, Suzana Maria do Nascimento
Orientador(es): Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Assunto: Educação
Educação - história
Brasília (DF) - educação
Educação integral
Data de apresentação: 5-Nov-2018
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: MAGALHÃES, Suzana Maria do Nascimento. Culturas escolares prescritas para os centros de ensino elementar do Distrito Federal: uma leitura das normas oficiais dos anos 1960 a 1963. 2018. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho, a partir das concepções de Dominique Julia (2001), tem por objetivo geral identificar as culturas escolares prescritas para as escolas elementares de Brasília entre os anos de 1960 e 1963. O método adotado foi o de pesquisa histórico documental, de abordagem qualitativa, na qual foram utilizadas, como fontes documentais que guiaram esse processo de construção da narrativa, as primeiras normas oficiais locais em circulação no período: o Plano de Construções Escolares de Brasília, elaborado por Anísio Teixeira, e a Indicação Número 5, do Conselho de Educação do Distrito Federal. A primeira fonte interrogada demonstra que as Culturas Escolares prescritas foram desenvolvidas tendo como princípio o ideal de sociedade progressiva e, para tanto, seriam construídos espaços escolares que possibilitassem um ensino integral na formação humana e a permanência do estudante na instituição. A outra fonte, por sua vez, aponta para uma cultura escolar mais preocupada com a dimensão cívica a ser desenvolvida nos alunos. Ela aborda também o ensino integral da pessoa, centrado na observação dos seus direitos e no cumprimento dos seus deveres. No seu conjunto, as culturas escolares prescritas para Brasília entre os anos de 1960-1963 apontam para um crescente distanciamento da proposta inicial de formação integral de Anísio Teixeira para outra de uma formação mais cívica e tradicional, talvez não muito diferente daquela presente em outras regiões brasileiras à época, apesar dos ideais inovadores que estiveram presentes na concepção dos centros de educação elementar de Brasília quando da construção da capital.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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