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2018_SuzanaMariaDoNascimentoMagalhaes_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorAnjos, Juarez José Tuchinski dos-
dc.contributor.authorMagalhães, Suzana Maria do Nascimento-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Suzana Maria do Nascimento. Culturas escolares prescritas para os centros de ensino elementar do Distrito Federal: uma leitura das normas oficiais dos anos 1960 a 1963. 2018. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, a partir das concepções de Dominique Julia (2001), tem por objetivo geral identificar as culturas escolares prescritas para as escolas elementares de Brasília entre os anos de 1960 e 1963. O método adotado foi o de pesquisa histórico documental, de abordagem qualitativa, na qual foram utilizadas, como fontes documentais que guiaram esse processo de construção da narrativa, as primeiras normas oficiais locais em circulação no período: o Plano de Construções Escolares de Brasília, elaborado por Anísio Teixeira, e a Indicação Número 5, do Conselho de Educação do Distrito Federal. A primeira fonte interrogada demonstra que as Culturas Escolares prescritas foram desenvolvidas tendo como princípio o ideal de sociedade progressiva e, para tanto, seriam construídos espaços escolares que possibilitassem um ensino integral na formação humana e a permanência do estudante na instituição. A outra fonte, por sua vez, aponta para uma cultura escolar mais preocupada com a dimensão cívica a ser desenvolvida nos alunos. Ela aborda também o ensino integral da pessoa, centrado na observação dos seus direitos e no cumprimento dos seus deveres. No seu conjunto, as culturas escolares prescritas para Brasília entre os anos de 1960-1963 apontam para um crescente distanciamento da proposta inicial de formação integral de Anísio Teixeira para outra de uma formação mais cívica e tradicional, talvez não muito diferente daquela presente em outras regiões brasileiras à época, apesar dos ideais inovadores que estiveram presentes na concepção dos centros de educação elementar de Brasília quando da construção da capital.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação - históriapt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação integralpt_BR
dc.titleCulturas escolares prescritas para os centros de ensino elementar do Distrito Federal : uma leitura das normas oficiais dos anos 1960 a 1963pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T10:59:10Z-
dc.date.available2020-07-27T10:59:10Z-
dc.date.submitted2018-11-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24805-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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