Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24803
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarissolDiasDaSilva_tcc.pdf490,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O gênero do discurso no letramento e na alfabetização dos alunos : uma percepção do professor
Autor(es): Silva, Marissol Dias da
Orientador(es): Maia, Hélio José Santos
Assunto: Alfabetização
Gêneros textuais
Letramento
Professores
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 27-Jul-2020
Referência: SILVA, Marissol Dias da. O gênero do discurso no letramento e na alfabetização dos alunos: uma percepção do professor. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O trabalho com gêneros textuais no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) representa um desafio para professores e alunos nesse seguimento, sobretudo. Assim, este trabalho de pesquisa procurou compreender a interação dos docentes com os mais variados gêneros do discurso, bem como conhecer a forma como esses professores trabalham os gêneros textuais. Com esses objetivos, foram realizadas, como metodologia, entrevista semiestruturada com cinco professores que atuam no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) e observação de três turmas correspondentes a cada um dos anos iniciais. Como base nas respostas obtidas e nas observações das aulas, se procedeu a uma análise que nos permite chegar a algumas conclusões. Entre elas, a de que há necessidade de maior ênfase na formação inicial e continuada sobre a importância dos gêneros textuais na escolarização do BIA; e certa ingenuidade nas representações dos professores acerca de gêneros textuais a serem trabalhados no segmento e desconhecimento das habilidades da BNCC a serem desenvolvidas nesse bloco.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.