Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Maia, Hélio José Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, Marissol Dias da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marissol Dias da. O gênero do discurso no letramento e na alfabetização dos alunos: uma percepção do professor. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho com gêneros textuais no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) representa um desafio para professores e alunos nesse seguimento, sobretudo. Assim, este trabalho de pesquisa procurou compreender a interação dos docentes com os mais variados gêneros do discurso, bem como conhecer a forma como esses professores trabalham os gêneros textuais. Com esses objetivos, foram realizadas, como metodologia, entrevista semiestruturada com cinco professores que atuam no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) e observação de três turmas correspondentes a cada um dos anos iniciais. Como base nas respostas obtidas e nas observações das aulas, se procedeu a uma análise que nos permite chegar a algumas conclusões. Entre elas, a de que há necessidade de maior ênfase na formação inicial e continuada sobre a importância dos gêneros textuais na escolarização do BIA; e certa ingenuidade nas representações dos professores acerca de gêneros textuais a serem trabalhados no segmento e desconhecimento das habilidades da BNCC a serem desenvolvidas nesse bloco. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.title | O gênero do discurso no letramento e na alfabetização dos alunos : uma percepção do professor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-27T10:53:06Z | - |
dc.date.available | 2020-07-27T10:53:06Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24803 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|