Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24803
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarissolDiasDaSilva_tcc.pdf490,09 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorSilva, Marissol Dias da-
dc.identifier.citationSILVA, Marissol Dias da. O gênero do discurso no letramento e na alfabetização dos alunos: uma percepção do professor. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho com gêneros textuais no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) representa um desafio para professores e alunos nesse seguimento, sobretudo. Assim, este trabalho de pesquisa procurou compreender a interação dos docentes com os mais variados gêneros do discurso, bem como conhecer a forma como esses professores trabalham os gêneros textuais. Com esses objetivos, foram realizadas, como metodologia, entrevista semiestruturada com cinco professores que atuam no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) e observação de três turmas correspondentes a cada um dos anos iniciais. Como base nas respostas obtidas e nas observações das aulas, se procedeu a uma análise que nos permite chegar a algumas conclusões. Entre elas, a de que há necessidade de maior ênfase na formação inicial e continuada sobre a importância dos gêneros textuais na escolarização do BIA; e certa ingenuidade nas representações dos professores acerca de gêneros textuais a serem trabalhados no segmento e desconhecimento das habilidades da BNCC a serem desenvolvidas nesse bloco.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordGêneros textuaispt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.titleO gênero do discurso no letramento e na alfabetização dos alunos : uma percepção do professorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-27T10:53:06Z-
dc.date.available2020-07-27T10:53:06Z-
dc.date.submitted2019-07-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24803-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.