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2019_TaynaGabrielaAraujoNunes_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRocha, Maria Zélia Borba-
dc.contributor.authorNunes, Tayná Gabriela Araújo-
dc.identifier.citationNUNES, Tayná Gabriela Araújo. Poder e democracia: participação dos docentes nos conselhos escolares. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA gestão democrática nos estabelecimentos de ensino público brasileiro está amparada na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, portanto, deve estar presente no cotidiano e nas relações. O estudo problematiza a forma como tal gestão está presente nas escolas, em especial, como os conselhos escolares estão organizados, considerando a participação dos docentes, atores importantes na rotina escolar. Além de explanar sobre as legislações vigentes que concretizem tanto a gestão democrática, quanto os conselhos escolares, ainda é exposto sobre a história e implementação dos conselhos. Em seguida, apresenta-se um estudo a partir de entrevistas realizadas em escolas públicas de ensino fundamental do Distrito Federal no qual busca demonstrar o papel que os docentes têm a desempenhar nos conselhos escolares. Finalmente, discute-se os resultados obtidos, enfatizando que os docentes entrevistados tendem a contribuir cotidianamente com a gestão por desejos de melhorias e para cumprir ordens burocráticas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.subject.keywordConselho escolarpt_BR
dc.subject.keywordComunidade escolarpt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)pt_BR
dc.titlePoder e democracia : participação dos docentes nos conselhos escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T19:50:55Z-
dc.date.available2020-07-24T19:50:55Z-
dc.date.submitted2019-07-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24790-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Democratic management in Brazilian public education institutions is supported by the Federal Constitution of 1988 and by the 1996 National Education and Guidelines Law, and therefore must be present in daily life and in relationships. The study problematizes how such management is present in schools, especially how school boards are organized, considering the participation of teachers, important actors in the school routine. In addition to explaining the current legislation that implements both democratic management and school boards, it is still exposed on the history and implementation of councils. Next, we present a study based on interviews carried out in public elementary schools in the Federal District, in which it seeks to demonstrate the role that teachers must play in school boards. Finally, we discuss the results obtained, emphasizing that the teachers interviewed tend to contribute to management daily basis for improvements and to comply with bureaucratic orders.pt_BR
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