Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24741
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FranciscoMatheusPereiraDeOliveira_tcc.pdf2,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo e desenvolvimento de uma interface de comando de cadeira de rodas motorizada para pessoas tetraplégicas
Autor(es): Oliveira, Francisco Matheus Pereira de
Orientador(es): Britto, Walter de
Assunto: Cadeiras de rodas
Quadriplegia
Tecnologia assistiva
Data de apresentação: 8-Jul-2019
Data de publicação: 24-Jul-2020
Referência: OLIVEIRA, Francisco Matheus Pereira de. Estudo e desenvolvimento de uma interface de comando de cadeira de rodas motorizada para pessoas tetraplégicas. 2019. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Neste trabalho foi feito um estudo acerca de soluções tecnológicas criadas com o intuito de permitir que pessoas com tetraplegia pudessem controlar uma cadeira de rodas motorizada. Dentre as soluções encontradas, foi feita uma análise dos aspectos mais desejados de cada implementação, bem como suas inconveniências, a fim de conduzir a melhor escolha de implementação a ser feita. Com isso, foi desenvolvido e testado um sistema de locomoção semi automático, que permite que ao usuário, dentro de um ambiente previamente conhecido e mapeado, selecionar um cômodo desejado em uma interface visual e ser conduzido até lá.
Abstract: This dissertation is the result of a study of technological solutions designed to allow people with quadriplegia to control a motorized wheelchair. In order to achieve the best choice of implementation, the most desired aspects of each implementation among the studied solutions were analyzed, as well as their inconveniences. Finally, a system of semiautomatic locomotion was developed and tested, which allows the user, within a previously known and mapped environment, to select a desired room in a visual interface and be led there.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.