Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/24599
Título: | Brincar é preciso na educação infantil |
Autor(es): | Spinola, Luciene da Silva |
Orientador(es): | Mourão, Ireuda da Costa |
Assunto: | Atividades lúdicas Ludicidade Educação de crianças Educação infantil |
Data de apresentação: | 6-Dez-2018 |
Data de publicação: | 23-Jul-2020 |
Referência: | SPINOLA, Luciene da Silva. Brincar é preciso na educação infantil. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo discutir e problematizar a utilização de atividades lúdicas – o brincar, e os jogos como prática pedagógica na Educação Infantil – com duas turmas de crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos, em uma escola da Rede Publica do Município de Carinhanha-Ba. Tal pesquisa é de cunho qualitativo com levantamento bibliográfico e como instrumento de pesquisa o questionário e como participantes duas professoras que atuam na educação infantil em uma Escola pública localizada no município de Carinhanha-Ba. Foi utilizado como instrumento um questionário semiaberto. As análises foram realizadas utilizando-se de explanações e ainda de uma adequação da análise de conteúdo. Pretendendo discutir e problematizar a utilização de atividades lúdicas – o brincar, e os jogos como prática pedagógica na Educação Infantil – com duas turmas de crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos de idade. Descrevemos os aspectos teóricos da ludicidade e como contribui na inclusão educativa. Vários teóricos dar subsídio à construção desse trabalho, tais como Vigotsky (1998), Kishimoto (1998), Cury (2002), Piaget (1971) e dentre outros. Os resultados indicam que as participantes dessa pesquisa percebem a importância do lúdico no ensino de aprendizagem com seus alunos da educação infantil. Conclui-se que o lúdico é muito importante na sucessão dos dias da vida escolar e é um grande diferencial na construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança sendo uma ferramenta crucial nesse processo de ensino aprendizagem na educação infantil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.