Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mourão, Ireuda da Costa | - |
dc.contributor.author | Spinola, Luciene da Silva | - |
dc.identifier.citation | SPINOLA, Luciene da Silva. Brincar é preciso na educação infantil. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo discutir e problematizar a utilização de atividades lúdicas – o brincar, e os jogos como prática pedagógica na Educação Infantil – com duas turmas de crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos, em uma escola da Rede Publica do Município de Carinhanha-Ba. Tal pesquisa é de cunho qualitativo com levantamento bibliográfico e como instrumento de pesquisa o questionário e como participantes duas professoras que atuam na educação infantil em uma Escola pública localizada no município de Carinhanha-Ba. Foi utilizado como instrumento um questionário semiaberto. As análises foram realizadas utilizando-se de explanações e ainda de uma adequação da análise de conteúdo. Pretendendo discutir e problematizar a utilização de atividades lúdicas – o brincar, e os jogos como prática pedagógica na Educação Infantil – com duas turmas de crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos de idade. Descrevemos os aspectos teóricos da ludicidade e como contribui na inclusão educativa. Vários teóricos dar subsídio à construção desse trabalho, tais como Vigotsky (1998), Kishimoto (1998), Cury (2002), Piaget (1971) e dentre outros. Os resultados indicam que as participantes dessa pesquisa percebem a importância do lúdico no ensino de aprendizagem com seus alunos da educação infantil. Conclui-se que o lúdico é muito importante na sucessão dos dias da vida escolar e é um grande diferencial na construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança sendo uma ferramenta crucial nesse processo de ensino aprendizagem na educação infantil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Brincar é preciso na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-23T13:06:26Z | - |
dc.date.available | 2020-07-23T13:06:26Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24599 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|