Título: | Tecnologia virtual como auxílio na ação pedagógica de uma professora de educação infantil |
Autor(es): | Carvalho, Rafaella Sabino de |
Orientador(es): | Corrêa, Rosângela Azevedo |
Assunto: | Educação de crianças Professores - prática profissional |
Data de apresentação: | 13-Dez-2019 |
Data de publicação: | 22-Jul-2020 |
Referência: | CARVALHO, Rafaella Sabino de. Tecnologia virtual como auxílio na ação pedagógica de uma professora de educação infantil. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo de caso sobre o uso do site Revista Livros Abertos por uma professora da Educação Infantil em sua ação pedagógica. Por considerar que as tecnologias da informação e comunicação estão cada vez mais ganhando espaços nas práticas sociais, verificou-se a necessidade da produção e publicação deste trabalho. Para tanto, elencou-se três objetivos específicos para conduzir a realização da pesquisa, sendo eles: análise do conteúdo apresentado no site Revista Livros Abertos; acompanhamento das ações pedagógicas propostas pela educadora em sala de aula; e, avaliação das atividades desenvolvidas na turma de 2º período da Educação Infantil junto com a educadora e os estudantes. Com esta publicação, espera-se promover o desenvolvimento dos sujeitos envolvidos de maneira eficaz. Também que outros estudantes descubram a praticidade e eficiência de uma ferramenta online, como o site, possibilitando sua utilização para outros fins semelhantes a esse. |
Abstract: | This Course Conclusion Paper presents a case study on the use of the Revista Abertas (Open Books) website by a preschool teacher in her pedagogical action. Considering that information and communication technologies are increasingly gaining space in social practices, there was a need for the production and publication of this work. To this end, three specific objectives were listed to conduct the research, namely: analysis of the content presented on the Revista Abertos website; monitoring of the pedagogical actions proposed by the educator in the classroom; and, evaluation of the activities developed in the class of 2nd period of kindergarten along with the educator and the students. With this publication, it is expected to promote the development of the subjects involved effectively. Also let other students discover the practicality and efficiency of an online tool, such as the site, enabling its use for other similar purposes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.