Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24495
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanilaSantanaDourado_tcc.pdf912,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação da família na escola de educação infantil
Autor(es): Dourado, Danila Santana
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Educação - participação dos pais
Família e escola
Educação de crianças
Lar e escola
Aprendizagem
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: DOURADO, Danila Santana. A participação da família na escola de educação infantil. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018.
Resumo: O presente trabalho enfatiza a relação e participação da família nos processos escolares com uma turma de crianças na faixa etária (4 a 5 anos) – Pré-Escolar 1 com objetivo de investigar e analisar a natureza da interação família-escola e suas consequências nos processos de aprendizagem em uma instituição de ensino de Educação infantil da Rede Pública. Por meio dos objetivos específicos buscou identificar em que medida, se dá a interação da escola pesquisada com as famílias das crianças na faixa etária entre 04 a 06 anos em 2 turmas, e duas professoras da educação infantil buscando analisar a importância da família e sua relação. Um dos autores que fizeram parte do trabalho foram Parolim (2003), Saviani (2005), SOUZA E FILHO (2008), e Luck (2006). Após coleta de dados verificou-se que as professoras entrevistadas têm compromisso com a educação, além de serem bem experientes acreditam na família como agente indispensável neste processo para educação e desenvolvimento humano. Mediante aos questionários, os pais em partes apresentam boa relação com a escola, em meios aos conflitos, confiam na escola, em suas potencialidades e na sua função social. Contudo o resultado da pesquisa permitiu revelar que a escola apresenta uma relação estável com a família, porém ainda existem falta de interação entre estes contextos, é preciso avaliar quesitos que precisam serem trabalhados e sanados, a participação é fundamental na aprendizagem e desempenho do aluno, e convém a escola com base no diálogo buscar facilitar essa relação participativa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.