Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24478
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ClenilciaNunesLopes_tcc.pdf416,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Leitura e escrita dos alunos do 3° ano do ensino fundamental I : limites e possibilidades
Autor(es): Lopes, Clenilcia Nunes
Orientador(es): Silva, Francisco Thiago
Assunto: Aprendizagem - dificuldades
Leitura e escrita
Professores e alunos
Ensino fundamental
Processo de ensino-aprendizagem
Data de apresentação: 1-Dez-2018
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: LOPES, Clenilcia Nunes. Leitura e escrita dos alunos do 3° ano do ensino fundamental I: limites e possibilidades. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasiléia-AC, 2018.
Resumo: O presente trabalho aborda as dificuldades no desenvolvimento da leitura e da escrita numa turma do terceiro ano do ensino fundamental, demonstrado a importância de se adquirir diariamente hábitos saudáveis de leitura e escrita. Verifica-se a influência do processo de mediação do professor/educador, do papel ético e comprometido da família e da escola para que os educandos desenvolvam as habilidades de leitura e escrita na construção do ensino-aprendizagem. O objetivo geral é analisar reflexivamente o processo de leitura e escrita, pois através da leitura e da escrita adquirem-se saberes e conhecimentos sociais, culturais, valores e experiências com o mundo e com os outros. A leitura e a escrita são dois processos fundamentais para que o indivíduo construa seu próprio conhecimento e aprenda a exercer a sua cidadania de forma ética e democrática nos diversos contextos sociais. O objetivo específico é aprofundar o entendimento sobre as dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita por parte de professores e alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. O procedimento metodológico é de natureza qualitativa, desenvolvida através de pesquisa bibliográfica exploratória. Através dos resultados do assunto investigado, foi possível compreender, que há muitos desafios por parte da escola e dos educadores na busca de alfabetizar e letrar competentemente, como também, formar alunos leitores nos diversos contextos sociais. Nota-se ainda, que há como despertar o gosto e o prazer pela leitura/ escrita, caso, o professor/educador aja eticamente frente ao processo de ensino-aprendizagem e não desperdice obras literárias e estímulos na hora de praticar a leitura e a escrita.
Abstract: The present work addresses the difficulties in reading and writing development in a third year of elementary school, demonstrating the importance of acquiring healthy reading and writing habits daily. The influence of the process of mediation of the teacher / educator, the ethical and committed role of the family and the school is verified so that the students develop the skills of reading and writing in the construction of teachinglearning. The general objective is to reflect reflexively the process of reading and writing, as reading and writing acquire knowledge and social, cultural knowledge, values and experiences with the world and with others. Reading and writing are two fundamental processes for the individual to construct his own knowledge and learn to exercise his citizenship in an ethical and democratic way in the different social contexts. The specific objective is to deepen the understanding of the difficulties found in the process of reading and writing by teachers and students in the initial years of elementary education. The methodological procedure is qualitative in nature, developed through exploratory bibliographic research. Through the results of the subject investigated, it was possible to understand that there are many challenges on the part of the school and the educators in the quest to literate and teach competently, as well as to train students readers in the diverse social contexts. It is also noted that there is a way to awaken the taste and the pleasure by reading / writing, in case, the teacher / educator acts ethically in front of the teaching-learning process and does not waste literary works and stimuli when practicing reading and writing.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.