Título: | Linguagem oral e escrita educação infantil : na escola M. Patrício Vieira Lima, comunidade quilombola |
Autor(es): | Santos, Camila Pereira dos |
Orientador(es): | Queiroz, Norma Lucia Neris de |
Assunto: | Linguagem Oralidade Escrita Educação de crianças Infância Aprendizagem |
Data de apresentação: | 1-Dez-2018 |
Data de publicação: | 20-Jul-2020 |
Referência: | SANTOS, Camila Pereira dos. Linguagem oral e escrita educação infantil: na escola M. Patrício Vieira Lima, comunidade quilombola. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo, ampliar a linguagem oral e escrita como um elemento de um todo no ensino aprendizagem, levando as crianças a abrangerem o assunto largamente através de múltiplas linguagens e como objetivos específicos: Interagir com o professor e demais colegas por meio da conversa informal; ampliar vocabulário e Socializar ao intermédio de brincadeiras. Para isso, é necessária uma reflexão sobre o desenvolvimento da oralidade e a importância de fazer com que as crianças participem de situações de comunicação real através de atividades que ajudem as mesmas a desenvolver suas capacidades de expressão oral, estimulando a fala, favorecendo a ampliação do vocabulário e uma melhor comunicação de forma geral. Dentre as atividades estão: Oficina de Brinquedos, Oficinas de Jogos, Documentários com registros realizados pelas crianças. Nota-se que a utilização de recursos e estratégias diversificadas dinamiza a aula que se torna um campo fértil para grandes aprendizagens, o que resultará em experiências significativas que serviram de base firme para a formação educativa das crianças. Diante dos resultados que esta investigação proporcionou e considerando os diferentes contextos desta pesquisa, procede-se em uma possível proposta de formação docente, uma vez que é um Povoado Quilombola e não acabam trabalhando frente a sua cultura e suas raízes. Portanto, é importante a valorização dessa prática dedicando-se ao desenvolvimento desse processo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.