Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24360
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CamilaPereiradosSantos_tcc.pdf690,06 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Norma Lucia Neris de-
dc.contributor.authorSantos, Camila Pereira dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Camila Pereira dos. Linguagem oral e escrita educação infantil: na escola M. Patrício Vieira Lima, comunidade quilombola. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo, ampliar a linguagem oral e escrita como um elemento de um todo no ensino aprendizagem, levando as crianças a abrangerem o assunto largamente através de múltiplas linguagens e como objetivos específicos: Interagir com o professor e demais colegas por meio da conversa informal; ampliar vocabulário e Socializar ao intermédio de brincadeiras. Para isso, é necessária uma reflexão sobre o desenvolvimento da oralidade e a importância de fazer com que as crianças participem de situações de comunicação real através de atividades que ajudem as mesmas a desenvolver suas capacidades de expressão oral, estimulando a fala, favorecendo a ampliação do vocabulário e uma melhor comunicação de forma geral. Dentre as atividades estão: Oficina de Brinquedos, Oficinas de Jogos, Documentários com registros realizados pelas crianças. Nota-se que a utilização de recursos e estratégias diversificadas dinamiza a aula que se torna um campo fértil para grandes aprendizagens, o que resultará em experiências significativas que serviram de base firme para a formação educativa das crianças. Diante dos resultados que esta investigação proporcionou e considerando os diferentes contextos desta pesquisa, procede-se em uma possível proposta de formação docente, uma vez que é um Povoado Quilombola e não acabam trabalhando frente a sua cultura e suas raízes. Portanto, é importante a valorização dessa prática dedicando-se ao desenvolvimento desse processo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLinguagempt_BR
dc.subject.keywordOralidadept_BR
dc.subject.keywordEscritapt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.titleLinguagem oral e escrita educação infantil : na escola M. Patrício Vieira Lima, comunidade quilombolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T14:10:47Z-
dc.date.available2020-07-20T14:10:47Z-
dc.date.submitted2018-12-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24360-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.