Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Norma Lucia Neris de | - |
dc.contributor.author | Santos, Camila Pereira dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Camila Pereira dos. Linguagem oral e escrita educação infantil: na escola M. Patrício Vieira Lima, comunidade quilombola. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo, ampliar a linguagem oral e escrita como um elemento de um todo no ensino aprendizagem, levando as crianças a abrangerem o assunto largamente através de múltiplas linguagens e como objetivos específicos: Interagir com o professor e demais colegas por meio da conversa informal; ampliar vocabulário e Socializar ao intermédio de brincadeiras. Para isso, é necessária uma reflexão sobre o desenvolvimento da oralidade e a importância de fazer com que as crianças participem de situações de comunicação real através de atividades que ajudem as mesmas a desenvolver suas capacidades de expressão oral, estimulando a fala, favorecendo a ampliação do vocabulário e uma melhor comunicação de forma geral. Dentre as atividades estão: Oficina de Brinquedos, Oficinas de Jogos, Documentários com registros realizados pelas crianças. Nota-se que a utilização de recursos e estratégias diversificadas dinamiza a aula que se torna um campo fértil para grandes aprendizagens, o que resultará em experiências significativas que serviram de base firme para a formação educativa das crianças. Diante dos resultados que esta investigação proporcionou e considerando os diferentes contextos desta pesquisa, procede-se em uma possível proposta de formação docente, uma vez que é um Povoado Quilombola e não acabam trabalhando frente a sua cultura e suas raízes. Portanto, é importante a valorização dessa prática dedicando-se ao desenvolvimento desse processo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oralidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Linguagem oral e escrita educação infantil : na escola M. Patrício Vieira Lima, comunidade quilombola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-20T14:10:47Z | - |
dc.date.available | 2020-07-20T14:10:47Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24360 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|